*Por Tatiany Martins, diretora comercial da Pitzi
O e-commerce atualmente é uma das áreas que mais movimentam as vendas do setor varejista do país. Até 2023, é esperado que US$ 171 bilhões sejam movimentados no Brasil com o volume das compras on-line, segundo uma pesquisa desenvolvida pela operadora de cartão Visa. Dessa forma, entender quais são as tendências do comércio eletrônico para o próximo ano se torna essencial para se adaptar ao mercado e alavancar o faturamento.
Por essa razão, selecionei algumas estratégias com potenciais para o segmento digital em 2023. Caso ainda não conheça essas novidades, talvez seja a hora de repensar o assunto e aderi-las em sua loja on-line. Acompanhe!
1. Chat on-line e estratégia omnichannel
Um dos aspectos mais marcantes para quem possui loja on-line será a forma de comunicação. A transformação tecnológica mudou a maneira das pessoas se comunicarem e dentro do mercado digital não será diferente no próximo ano.
A adesão de ferramentas como o chat on-line, por exemplo, será mais forte no ambiente virtual do que já é, bem como a estratégia omnichannel, a qual visa integrar todos os canais de comunicação da empresa para fortalecer a marca e criar uma experiência positiva ao consumidor.
2. Marketplace
Outra estratégia presente entre as tendências dos e-commerces em 2023 será o marketplace. A ideia tem se tornado cada vez mais frequente e segura para aumentar a audiência do site. Nesse caso, vale considerar a opção se a tática é expandir o acesso e também melhorar o faturamento.
De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, por exemplo, 90% dos entrevistados disseram fazer compras em marketplaces, assim como 52% deles indicaram comprar frequentemente nessas plataformas.
3. Presença marcante do celular durante a transição de compra
Se antes o acesso ao computador era mais frequente nas vendas on-line, hoje os smartphones entram em 2023 como pontos fortes na concretização das vendas. Isso acontece porque as pessoas estão mais conectadas por meio do aparelho móvel.
Além disso, o fácil acesso a sites e aplicativos dos e-commerces facilita a compra com o uso dos dispositivos móveis. Portanto, se ainda não otimizou seu site para receber acessos pelo celular, ou não desenvolveu um aplicativo, é essencial resolver esses atrasos.
Contudo, vale ressaltar que, embora a demanda pelos celulares tenha crescido consideravelmente nos últimos anos, a insegurança na transação ainda é algo bastante comentado por quem usa o aparelho. Dessa forma, será necessário investir em processos mais seguros para mostrar ao consumidor que a sua empresa é confiável.
Uma das estratégias adotadas pelos varejistas do ramo é a oferta de seguros para celulares na compra da mercadoria. Essa ação pode ajudar a melhorar a rentabilidade dos produtos, trazer valor para a empresa e gerar inovação ao negócio. Além disso, a iniciativa ajuda a criar uma conexão com o consumidor final, demonstrando a preocupação genuína na proteção de um bem de alto valor e de sua própria segurança nos dias atuais.
4. Crescimento de serviços de assinatura
Por fim, entre as tendências dos e-commerces para 2023, os serviços de assinatura aparecem na lista. Muitas empresas prometem aderir a esse tipo de negócio em suas plataformas on-line. No modelo, o usuário recebe um produto ou serviço por um determinado período.
A estratégica tem se mostrado bastante vantajosa, já que existem pesquisas de mercado que afirmam que o consumidor está apto a comprar por assinatura de uma empresa ou marca que admira, caso a companhia adote esse processo. Além disso, o modelo proporciona uma experiência personalizada, outro fator determinante para o fechamento da venda do carrinho.