Zen torna responsabilidade social parte do cotidiano dos colaboradores -

Zen torna responsabilidade social parte do cotidiano dos colaboradores

Depois de um período intenso de trabalho, o colaborador chega faminto ao refeitório. A comida tem cara e cheiro para lá de convidativos. Seria a hora, talvez, de encher o prato de uma vez com tudo que tem direito, mesmo que esteja além do possível de se consumir. Certo? Ao menos no ambiente de trabalho da Zen, a resposta é: errado.

Há mais de 15 anos, a empresa radicada na cidade de Brusque (SC) possui um projeto de conscientização dos colaboradores sobre o desperdício de alimentos. Denominada ‘Prato Solidário’, a campanha desafia os colaboradores a desperdiçar o menos possível durante as refeições no restaurante industrial. A prática é simples: pegar a quantidade de comida a qual se tem certeza que aguentará comer e, caso a fome persista ao final do primeiro prato, repetir de acordo com o tamanho da fome.

Ao final do ano, caso os colaboradores atinjam a média diária de até 10 gramas de desperdício por pessoa, a Zen doa 300 quilos de alimentos divididos entre duas instituições de caridade escolhidas pelos próprios funcionários.

Caso os colaboradores da empresa ultrapassem um pouco a meta de 10 gramas – chegando à média de 15 gramas diários –, a Zen SA doa 150 quilos de alimentos para uma instituição selecionada.

O braço social da empresa catarinense, no entanto, não para por aí. Com o programa ‘Natal Solidário’, a Zen incentiva anualmente um grupo de colaboradores voluntários a arrecadar presentes para crianças da região e, junto à comunidade, promove um evento para a entrega dos presentes, com Papai Noel, lanches, brincadeiras e muita diversão.

Além das campanhas propriamente ditas, a indústria tem um extenso calendário de atividades que visa a oferecer a combinação de saúde, bem-estar, desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Entre as atividades estão incluídos projetos como: ‘Academias’, no qual a empresa oferece descontos especiais para que os colaboradores e seus familiares possam se exercitar; ‘Idiomas’, que incentiva colaboradores e familiares aprender um novo idioma em escolas conveniadas; ‘Sabor e Saúde’, que dá a oportunidade aos funcionários de terem atendimento quinzenal e personalizado com nutricionistas visando à reeducação alimentar; e o ‘Universidades’, oferecendo condições de desconto para que os colaboradores possam ingressar em cursos de Graduação e Pós-Graduação em instituições parceiras.

A imagem abaixo mostra outros projetos apoiados pela empresa:

Orgulhosa, a gerente de RH da Zen, Schirlei Freitas, afirma que os projetos de responsabilidade social fazem parte do planejamento geral anual da empresa e conta com uma equipe especializada para propor e avaliar projetos na área. “A preocupação com o social está no DNA dos fundadores da empresa. Eles sempre deram uma ênfase muito grande não apenas para ações filantrópicas que possam contribuir para instituições de caridade e pessoas em estado de vulnerabilidade, o que acho fundamental. Mas também ações sociais voltadas para o desenvolvimento do próprio corpo de colaboradores”, afirma, antes de encerrar com um dado importante:

“Não a toa fomos eleitos uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no país”.


Notícias Relacionadas
Read More

Wega com novo gerente de vendas

Com vasta experiência no setor de autopeças, Fábio Bertini atua na área há mais de 20 anos e com grande experiência na categoria de filtros automotivos.