Invasão por hackers é risco para carros conectados -

Invasão por hackers é risco para carros conectados

Multimídia pode ser porta de entrada para acesso remoto a sistemas críticos na condução e segurança do veículo

 

Por Claudio Milan ([email protected])

Andy Greenberg, jornalista da revista norte-americana Wired, especializada em ciência e tecnologia, dirigia um Jeep Cherokee a 110 km/h pela rodovia Interstate 64, em St. Louiss, no estado do Missouri, quando, sem qualquer ação do motorista, o ar-condicionado entrou em funcionamento. No instante seguinte, o rádio sintonizou sozinho e no volume máximo uma emissora não desejada e assim continuou, mesmo com os esforços do condutor para desligá-lo. O limpador de para-brisa foi o próximo sistema a assumir vontade própria, varrendo o vidro que também recebia o liquido de limpeza sem pedir.

Mas a rebelião do automóvel ainda iria piorar. O corte na transmissão resultou na perda total da função do acelerador, fazendo o carro reduzir velocidade até começar a se arrastar pela pista no momento exato em que um aclive já podia ser tocado pelos pneus, que não mais giravam com força suficiente para enfrentar o obstáculo. Pelo retrovisor, o motorista observava, preocupado, a rápida aproximação de uma carreta de 18 rodas quando, em meio ao caos instalado naquele habitáculo, a imagem de dois personagens surgiu na tela do sistema de entretenimento advertindo: “você está condenado!”. Já prestes a entrar em pânico, Andy Greenberg só conseguiu pegar o celular e, aos gritos, implorar para que a experiência terminasse ali.

As duas figuras exibidas pelo display do sistema multimídia eram os pesquisadores Charlie Miller e Chris Valasek, responsáveis pela experiência absolutamente real descrita acima. Confortavelmente sentados em um sofá a 16 quilômetros da cena, precisaram apenas de um laptop e uma rede de internet sem fio para invadir o utilitário e assumir o comando dos sistemas veiculares. O sequestro digital, realizado em 2015, foi resultado de uma técnica de hackers em que um software enviou comandos pelo sistema de entretenimento capazes de assumir o controle de funções do painel, direção, freios e transmissão. Neste caso especifico, a consequência foi um recall convocado pela Chrysler envolvendo 1,4 milhão de veículos para fechar as portas a futuros invasores e uma pergunta que ainda permanece no ar: quais são os reais riscos de invasão por hackers dos carros conectados?


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