Pechincha no mundo virtual: garanta a melhor compra na Black Friday -

Pechincha no mundo virtual: garanta a melhor compra na Black Friday

Tem gente que não resiste a um bom desconto e novembro é, sem dúvida, o mês favorito para quem busca produtos e serviços com o melhor preço, por conta da Black Friday, no próximo dia 23/11. A data caiu no gosto dos brasileiros e vem crescendo a cada ano, por conta da redução de preços em até 80%. A expectativa para 2018 é um aumento de 15% nas venda, segundo dados do E-bit.

Porém, monitorar e acompanhar as ofertas é um grande desafio. Para evitar o bate perna virtual, procurando o mesmo item de site em site, e fugir de ofertas enganosas, o Reduza, plataforma que reduz preços em lojas da internet, listou algumas dicas para facilitar a pechincha durante a promoção:

Objetividade

Defina o que quer comprar para não correr o risco de adquirir algo que não precisa. Feito isso, programa-se. O tempo é o melhor amigo do consumidor, pois permite acompanhar e monitorar baixas de preços e promoções. As categorias mais procuradas devem se: eletrônicos (39%), eletrodomésticos (33%), artigos de telefonia e celular (25%), informática (24%), moda (19%) e cosméticos (18%). Logo, serão os itens com descontos maiores.

Utilize ferramentas para comparar e monitorar os preços

Encontrou uma super promoção? Cuidado! Neste caso, use as ferramentas da internet como extensões, fóruns e aplicativos, a seu favor. Com o Buscapé, Zoom, Google Shopping ou Reduza é possível comparar e analisar o histórico de preço do produto, identificando se o valor é realmente interessante. Já em fóruns e comunidades online, como Pelando e Hardmob, os apaixonados por promoções divulgam as melhores ofertas 24 horas por dia. Outra opção é também se cadastrar nas newsletters das loja.

Fique de olho no valor de frete

Os comparadores de preços entregam o menor valor, porém não consideram o frete, que pode representar até 40% do custo total de seu pedido, além de variar em até 400% de uma loja para outra. Então, faça o teste do valor de entrega em diferentes lojas para encontrar o menor preço. Comprar na internet e retirar na loja é outra opção vantajosa. Redes como Magazine Luiza, Casas Bahia, Extra e Centauro já trabalham nesse formato e algumas oferecem descontos extras na modalidade.

Use cupons de desconto e pague à vista ou com os cartões das lojas

Com os cupons de desconto é possível economizar até 30% no valor da compra. Hoje, existem muitos sites que disponibilizam esses vouchers, como Cuponomia, Saveme, Cuponeria, Oh Cupom e o Reduza, que faz os testes de cupom de forma automática. Lembre-se que pagar à vista é sempre mais vantajoso e a maioria das lojas oferece descontos de até 15% nesta forma de pagamento. O consumidor também pode comprar com os cartões das lojas em que já é cliente, alcançando uma economia de até 20%.

Lucre com as suas compras

Com os programas de Cashback, o consumidor recebe parte do dinheiro de volta. Algumas empresas apostam nesta modalidade, como lojas Americanas, Submarino e Shoptime, que oferecem até 25% do valor de volta. Acumular pontos/milhas em programas de fidelidade são outros benefícios atrelados à aquisição de produtos.

Pare, reflita e foque na segurança

Antes de pagar o boleto ou fechar a compra, avalie se realmente precisa do produto e verifique a confiabilidade do site. Uma dica é acessar o site do Procon-SP e consultar a lista com as lojas que devem ser evitadas durante a Black Friday.


Notícias Relacionadas
Read More

Entenda a ABNT NBR ISO 1008

Em mais um conteúdo oferecido pela consultoria Pieracciani, gestora do Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa), veja como…
Read More

Vendas por WhatsApp no contexto da LGPD

Em artigo, especialistas em direito Daniel Cerveira e Lucas Souza dos Anjos analisam atual cenário da gestão de dados pessoais no contexto das vendas por WhatsApp