Twizzy reflete necessidade de adaptação das montadoras a modelo mais sustentável de mobilidade -

Twizzy reflete necessidade de adaptação das montadoras a modelo mais sustentável de mobilidade

Por Lucas Torres ([email protected])

Cientes da necessidade de apresentar opções adaptadas à demanda da sociedade por mais sustentabilidade – em sentido amplo, do cuidado com o meio ambiente à otimização do tráfego – montadoras de veículos de todos os continentes têm investido no modelo ‘city car’, ou seja, veículos feitos exclusivamente para rodar na cidade.

Utilizado no projeto de parceria de GDF, ABI e PTI, o Twizzy é a opção da Renault para essa linha ‘ultra-compacta’ e, embora ainda não seja comercializado no Brasil – a marca possui uma ‘malha’ de apenas 150 veículos utilizados em projetos especiais – já opera regularmente no continente europeu, sendo vendido a um preço de 8 mil euros.

Com medidas diminutas – 2,33m de comprimento e largura de 1,23m –, o ‘carrinho’ possui motor 100% elétrico capaz de gerar uma potência de 20 cavalos e de operar autonomamente até 100 quilômetros.

Sua operação é extremamente simples. Pelo fato de necessitar de troca de marchas, tudo o que o condutor precisa fazer é operar o volante, acelerar e frear quando necessário.

Outro ponto marcante dos city cars como o modelo da Renault é o fato de oferecer espaço para apenas duas pessoas, o motorista e um passageiro. Característica que foi definida com base no estudo que aponta a média de ocupação de 1,4 pessoa por veículo nas grandes cidades.


Notícias Relacionadas
Read More

Produtos da ZF ganham chip de radiofrequência

Em entrevista exclusiva concedida ao podcast 'Voz do Mercado', da Editora Novo Meio, o gerente sênior de operações da ZF Aftermarket América do Sul - Everton Silva, apontou os benefícios que a nova tecnologia de chips de radiofrequência da empresa trará para o mercado de reposição.