Recepcionando seu cliente -

Recepcionando seu cliente

Américo José mostra o passo a passo na hora da primeira abordagem com o consumidor.
Por Américo José da Silva Filho ([email protected])

Olá amigos! Nossa conversa de hoje é sobre como recepcionar o seu cliente.

A segunda etapa da venda consultiva consiste em criar uma interação cordial e de confiança com o cliente. É deixá-lo à vontade para expressar suas necessidades.

Vimos na edição passada que a primeira etapa da venda consultiva é a preparação ou prospecção, caso seja realizada vendas externas.

Portanto, após o trabalho da primeira etapa, onde você já se preparou, é hora de recepcionar esse cliente. Para isso, precisamos estar atentos a alguns pontos.

Recepcionar o cliente com excelência é:

1.Estar sempre atento ao fluxo de clientes na loja.

Ou seja, observar a movimentação de seus clientes, estar atento para perceber o momento certo de abordá-lo, caso ele não venha até você, mas deseja ser atendido.

2. Interromper o que estiver fazendo para atendê-lo.

Isso significa dar atenção, mostrar para o seu cliente que ele é o mais importante naquele momento. Ele quer isso, precisa disso! E você é a melhor pessoa para ajudá-lo neste momento!

3. Cumprimentar e apresentar-se, e deixar que ele se apresente também, caso queira.

Estabelecer com o cliente uma relação amigável e cordial. Perceber se o cliente é mais “fechado” ou mais “aberto”, para que possa fazer a abordagem mais assertiva. Mas ainda sim, é essencial cumprimentá-lo e se apresentar.

4. Atendê-lo sem pressa!

O cliente que está em sua loja deseja algo. É necessário ouvi-lo, entender a sua necessidade. E para que isso aconteça com excelência, não podemos ter pressa. “A pressa é inimiga da perfeição”, já diria o ditado. E é uma verdade! Se concentre em seu cliente.

5. Converse com ele, chamando-o pelo nome.

Quem não gosta de ser chamado pelo nome? Quem não gosta de ser reconhecido? Com seu cliente não é diferente. Certamente, você deixará uma impressão positiva em seu cliente. E clientes que se sentem bem com um vendedor, atendente, jamais se esquecem e … voltam!

6. Caso o atendimento seja telefônico, atender no máximo ao terceiro toque!

Nada pior que ligar para solicitar uma informação e não ser atendido. A sua venda começa nesse momento! Não deixe o seu cliente esperando! E quando atender a ligação, lembre-se: interrompa o que estiver fazendo, para atendê-lo, cumprimente-o, se apresente e busque identificá-lo, atenda-o sem pressa, conversando com ele, chamando-o pelo nome!

Agora se você estiver atendendo um cliente no balcão peça licença para ele, atenda o telefone; informe o cliente que você está atendendo um cliente no balcão e retorne a ligação assim que terminar o atendimento.

Engana-se quem acha que o velho “como posso ajudar?” é diferencial para recepcionar com excelência o cliente.

Recepcionar o seu cliente é ir além das expectativas dele, é transformar um problema em algo já resolvido.

A venda em si pode até não acontecer neste momento, mas sabemos que ele jamais esquecerá a experiência de ter sido (bem) atendido por você!

Procure ter perto de você tudo que precisa para dar um bom atendimento.

Até a próxima! Sucesso e boas vendas!

Exercício

Das alternativas abaixo, qual delas ilustra os 5 passos para uma recepção com excelência ao cliente?

1) Apresentação, cumprimento, buscar o produto, confirmar com o cliente a forma de pagamento e realizar a venda.

2) Estar atento ao fluxo, interromper o que estiver fazendo, cumprimentar, se apresentar e fazer a venda.

3) Atender sem pressa, chamar pelo nome, entregar o produto, oferecer outros produtos e fazer a venda.

4) Estar atento ao fluxo, interromper o que estiver fazendo, cumprimentar, se apresentar, atender sem pressa e chamar o cliente pelo nome.


Notícias Relacionadas
Read More

Reparação vai à OMC por informações técnicas dos veículos

As oficinas independentes há praticamente três décadas têm buscado soluções para uma liberação gradual e responsável das informações técnicas dos veículos automotores para efeito dos reparos, dando, assim, o direito de livre escolha dos consumidores quanto ao local da manutenção de seus veículos, ou seja, na rede de concessionárias ou na rede independente.
Read More

O risco que o futuro reserva

As transformações em gestação são profundas e só será pego de surpresa quem optar pela alienação ou o negacionismo – afinal, as informações estão circulando e já há indicativos muito claros daquilo que vem pela frente e também das consequências.
Read More

Ambiente de demanda bastante favorável em 2022

Se tivermos um pouco mais de facilidade na aquisição de semicondutores poderemos produzir mais e poderemos, inclusive, repor os estoques que estão num ponto muito baixo pela falta de produto, o que, inclusive, se somaria à demanda, fazendo então de 2022 um ano bem mais interessante que 2021