Por Claudio Milan
Ao demonstrar otimismo para o ano que vem, Alcides Acerbi Neto, presidente do Sicap, aproveitou para cobrar a simplificação do sistema de tributos no Brasil e uma solução para a Substituição Tributária em autopeças. “Todos nós sabemos da dificuldade de pagar sobre o que não foi vendido. Como entidade, temos participado dessa reivindicação, queremos sair desse sistema. No passado, acolhemos a ST, mas agora ela não é mais necessária, o governo tem outras formas de fiscalizar”.
Rodrigo Carneiro fez coro à reivindicação. “Na distribuição eu volto a insistir que somos grandes estocadores de impostos. O segmento sofre terrivelmente com este ônus. Nós pagamos na entrada e sequer sabemos se vamos vender”.
Encerrando a manifestação das entidades, o presidente do Sindipeças, Dan Ioschpe, acrescentou que o problema pode estar a caminho de uma solução. “De fato, hoje, cerca de 50% daquilo que vocês compram são impostos antecipados. No caso do governo de São Paulo, a posição é de que essa necessidade não existe mais. Com a nota fiscal eletrônica há uma sensação de que isso não é mais requerido, mas entrou no fluxo de caixa do governo e aí para desfazer não é fácil. Neste ano quase conseguimos evitar a pesquisa para determinar as margens agregadas, batemos na trave. Ano que vem a gente volta com força total. Acho que está se aproximando a hora em que vamos conseguir desmanchar isso, pelo menos em partes ao longo dos próximos anos”.