Falta de mão de obra qualificada preocupa indústria brasileira -

Falta de mão de obra qualificada preocupa indústria brasileira

Nos países desenvolvidos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), cerca de 48% dos estudantes do ensino médio fazem educação profissional. No Brasil, esse índice gira em torno de 10%.

De acordo com Rafael Lucchesi (Diretor Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI), os jovens precisam de oportunidade e incentivo para receber formação técnica e profissional ainda na escola. Desta forma, eles podem concluir essa etapa mais bem orientados sobre que carreira seguir e com uma ocupação que possibilita emprego e renda.

Nos países desenvolvidos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), cerca de 48% dos estudantes do ensino médio fazem educação profissional. No Brasil, esse índice gira em torno de 10%. Outros dados alarmantes:

  • Apenas 21% dos brasileiros de 25 a 34 anos têm diploma de ensino superior. O percentual é bem inferior à média dos países que compõem a OCDE: 44%;
  • Outro dado da OCDE revela baixo índice de conclusão entre os que ingressam: 67% dos estudantes não conseguem concluir o curso no tempo previsto, em média quatro ou cinco anos;
  • 44,2% dos jovens (14 a 17 anos de idade) e 31,4% entre (18 a 24 anos de idade) estão desempregados e em busca de trabalho.

Notícias Relacionadas
Read More

Elétrico Model R Trident vai a leilão nos EUA

O Trident pode não ser o veículo elétrico mais rápido, confiável ou estável do mercado, mas faz parte da história dos veículos elétricos no mundo e, dessa maneira, pode ser considerado uma pechincha para colecionadores de veículos elétricos.