Mercado de veículos usados continua aquecido -

Mercado de veículos usados continua aquecido

Queda de produção de veículos novos e temor de contaminação no transporte público aquecem venda de veículos.

El País Brasil

Com a paralisação das montadoras causada pela falta de suprimentos e o temor de contaminação no transporte público impulsionam a venda de veículos usados.

De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), que engloba concessionárias de carros usados,  no acumulado do primeiro quadrimestre de 2021 que foi 40,7% superior ao mesmo período do ano passado, enquanto a venda de veículos novos caiu caiu 31,6% em 2020.

Já o o presidente da associação de revendedores, Ilídio dos Santos, aponta que também foi observado o fenômeno da “troca com troco”, ou seja, o consumidor optou por trocar o seu carro por um modelo mais antigo, e assim quitar dívidas contraídas em períodos críticos da crise sanitária. Além disso, houve o surgimento de um novo tipo de consumidor: aquele que antes utilizava o transporte público, ou compartilhado, e com a pandemia optou por comprar um carro próprio para evitar o contágio com covid-19. Explica-se, assim, a liderança de veículos mais antigos na procura do consumidor. Os com 13 anos de uso ou mais tiveram alta de 34,8% nas vendas e os de 9 a 12 anos de uso registraram a adição de 27,7%.


Notícias Relacionadas
Read More

1º Prévia do Indicador de Atividade Econômica aponta crescimento de 0,6% da economia em maio

As atividades industriais e de serviços seguem sendo as com os maiores impactos negativos, com quedas significativas embora sejam menores que as registradas em abril, na análise interanual. As quedas mais acentuadas na indústria total foram na transformação seguida da construção; e, nos serviços as maiores quedas foram no comércio, em outros serviços e nos transportes.