Montadoras criam bloqueio anti-hacker e prejudicam oficinas independentes -

Montadoras criam bloqueio anti-hacker e prejudicam oficinas independentes

Em nenhum momento estas montadoras abrem um canal de diálogo para a busca de soluções no que tange a liberdade de escolha de manutenção do veículo, que pode optar por uma oficina independente, mas fica impedido e compelido a ir até uma concessionária da marca.

Sindirepa Brasil

Não é novidade que algumas montadoras a exemplo da Stellantis criam dispositivos que dificultam os diagnósticos de oficinas independentes, seja no Brasil, Argentina, mas certamente na América do Sul, situação totalmente diferente do que vemos na Europa e Estados Unidos onde ficam as matrizes deste enormes conglomerados.

Por lá temos regras claras e o respeito ao consumidor é fator determinante, enquanto na América do Sul o interesse é puramente comercial na venda de autopeças e mesmo assim sem qualquer programa de relacionamento claro entre a rede de concessionárias e as oficinas independentes.

O mais recente enrosco se chama SGW – Secure Gateway onde algumas montadoras alegam proteção do veículo e de seus ocupantes frente a potenciais hackers que podem manipular a distância sistemas de segurança de seus veículos. É compreensível a preocupação, mas em nenhum momento estas montadoras abrem um canal de diálogo para a busca de soluções no que tange a liberdade de escolha de manutenção do veículo, que pode optar por uma oficina independente, mas fica impedido e compelido a ir até uma concessionária da marca. Na contramão disto e o que é mais absurdo é que montadoras como a FIAT (leia-se grupo Stellantis) investe pesadamente em promoções de vendas de autopeças para as próprias oficinas independentes, ao mesmo tempo que cria bloqueios em seus veículos a exemplo do modelo Toro, destaca Luiz Sergio Alvarenga, diretor executivo do Sindirepa Brasil e membro da Aliança Argentina ,Brasil e Uruguai, e que acompanha de perto o assunto junto com fornecedores de equipamentos de diagnósticos nacionais, setor altamente prejudicado.

Estaremos desenvolvendo novos capítulos sobre este assunto após os estudos da FAATRA – associação Argentina de oficinas e do SINDIREPA BRASIL representando as oficinas do Brasil.


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