Futuro da Volkswagen está em elétricos, autônomos e softwares -

Futuro da Volkswagen está em elétricos, autônomos e softwares

Com a disposição de ter a grande maioria de sua frota de veículos eletrificada até 2035 e a quase certeza de que o carro autônomo terá lugar nas ruas em prazo semelhante, a empresa começa a concentrar forças e dinheiro desde já no desenvolvimento e venda de softwares para veículos.

AutoIndústria

A montadora alemã anunciou seus planos e investimentos para os próximos anos.

Produtos e serviços ainda mais diversificados serão a base da estratégia batizada de New Auto e que guiará os próximos movimentos do grupo, que congrega diversas marcas de automóveis e empresas coligadas. A empresa espera  que “as fontes de lucros e faturamento mudem gradualmente dos carros com motores a combustão interna para veículos elétricos a bateria  e, em seguida, para softwares e serviços impulsionados pela condução autônoma”.

Com a disposição de ter a grande maioria de sua frota de veículos eletrificada até 2035 e a quase certeza de que o carro autônomo terá lugar nas ruas em prazo semelhante, a empresa começa a concentrar forças e dinheiro desde já no desenvolvimento e venda de softwares para veículos.

Para isso, o grupo investirá de 2021 a 2026 € 73 bilhões, perto da metade será encaminhada para softwares e novas tecnologias.

A Volkswagen visa à liderança em carros elétricos até 2025 e chegar a 2030 com metade de suas vendas nos principais mercados com essa tecnologia —  e a quase 100% já dez anos depois.

Para isso, pretende concentrar, a partir da segunda metade desta década, a produção de veículos sobre uma única arquitetura elétrica, a SSP, Scalable Systems Platform, ainda em desenvolvimento, e ter baterias próprias, ainda que desenvolvidas com parceiros, em cerca de 80% de seus veículos até o fim da década.


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Por enquanto, a máquina ainda está em escala reduzida, sem capacidade de levar pessoas e é controlada remotamente. Os próximos passos envolvem avançar no desenvolvimento de superfícies de controle, software e propulsão.