O desempenho das vendas no varejo no Brasil registrou alta de 0,2% na comparação mensal dos dados dessazonalizados entre os meses de agosto e julho, aponta o indicador antecedente de Movimento do Comércio, da Boa Vista. Mais do que este leve aumento, o indicador mostrou uma redução no ritmo de crescimento com base na comparação interanual, que foi de 1,3% entre agosto de 2021 e agosto de 2020.
O resultado veio em linha com aquilo que já era esperado, uma vez que no período, a confiança, tanto do consumidor quanto do comerciante, fraquejou.
Além disso, os registros da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sugerem que o setor ainda está ganhando corpo após as fortes quedas registradas no ano passado. Ou seja, a concorrência entre ambos os setores deve ser maior nos próximos meses.
De maio a julho, o indicador da Boa Vista havia apresentado altas de 19,5%, 8,6% e 3,9%, respectivamente, na mesma base de comparação. Diante disso, os resultados acumulados, no ano e em 12 meses, pouco mudaram em relação à aferição anterior. No ano, o indicador aponta crescimento de 1,9% até agosto, ante 2,1% em julho, ao passo que, na variação acumulada em 12 meses, ele aponta queda de 0,9%.
Notícias Relacionadas
Número de inadimplentes diminui pelo 8º mês seguido em março, diz Boa Vista
O recuo foi de 0,46% ante fevereiro. No primeiro trimestre, entretanto, houve aumento de 4,5% na comparação com igual período de 2023
Christiane Benassi
Honda reabre museu de motocicletas históricas
Com 68 modelos expostos, o Honda Fan Club será reaberto à visitações gratuitas, todos os sábados, na cidade de Indaiatuba (SP)
Christiane Benassi
FGV: Economia do país cresce 3,5% em 2024
PIB alcança R$ 11,655 trilhões
admin - Fonte: Agência Brasil
Famílias paulistanas encerraram 2024 com redução no número de contas em atraso
Pesquisa da FecomercioSP aponta que lares da capital equilibraram melhor as contas, atingindo o menor patamar de inadimplência no último trimestre do ano
admin - Fonte: FecomercioSP