Criando organizações digitais de sucesso -

Criando organizações digitais de sucesso

Trabalhar a satisfação do cliente é a questão central no processo de transformação organizacional digital das empresas

Claudio Milan

[email protected]

Está cada vez mais claro – e o Seminário da Reposição 2021, bem como uma infinidade de reportagens anteriores do Novo Varejo, mostraram isso – que não existe mais fronteiras entre os universos físico e digital. “Hoje 75% dos movimentos estão direcionados ao mindset digital e disruptivo. E digital não se refere apenas a tecnologia. Tem um comportamento que precisa mudar uma série de ações dentro das companhias. E companhias grandes, para que não sejam engolidas pelas startups. Se elas não mudarem hoje, pode ter certeza que alguma startup que está nascendo dentro de uma garagem pode engolir o negócio. Para que isso não ocorra, é preciso ação já”, provocou Rodrigo Parisotto, Head TI e Produtos Digitais do MercadoCar, rede varejista de autopeças e acessórios paulista em sua apresentação no Seminário.

Para o executivo, trabalhar a satisfação do cliente é o centro de tudo no processo de transformação organizacional digital. “Quando você não ouve o seu cliente na ponta, talvez aquele modelo em que sempre acreditou possa estar com os dias contados”.

O chamado Data Driven Decision surge, então, como componente de transformação digital fundamental. “Precisamos estar antenados com os números: em que ponto nossa cadeia de valor precisa se transformar? Para isso, precisamos pegar todos os dados soltos dentro da companhia e criar nosso repositório de dados para começar a trabalhar esses números”, sugeriu.

O meio em que gravita esse processo é a tecnologia. Tudo ocorre dentro de alguma plataforma. “Nosso cliente é digital. E vem uma geração ainda mais digital aí. Dizem até que 85% das ocupações e cargos de hoje vão deixar de existir. E 65% ainda não existem. Tudo isso é a transformação dentro da companhia”.

Para que tudo funcione, é preciso remodelar a cultura da empresa. Algumas crenças que funcionaram no passado precisam abrir espaço para um novo mindset. “É aí que entra o mindset digital. Trabalhar na cocriação e na colaboração. A inovação seguramente é que vai manter a empresa por mais 50 ou 100 anos. E aí a gente fecha o business agility. Se decidirmos rapidamente, teremos muito mais sucesso nessas tomadas de decisões”, finalizou Rodrigo Parisotto.


Notícias Relacionadas
Read More

Entidades industriais comentam elevação da Selic

Banco Central (BC) elevou pela terceira vez seguida a taxa básica de juros da economia. Aprovada por unanimidade pelo Copom, a taxa Selic passou de 3,5% para 4,25% ao ano. O aumento da taxa ajuda a controlar a inflação pois encarece o crédito e desestimula a produção e o consumo.