Geração de emprego desacelera em setembro no setor de comércio e serviços paulista -

Geração de emprego desacelera em setembro no setor de comércio e serviços paulista

No período, divisão de comércio e reparação de veículos gerou 1.414 empregos.

Em setembro, o comércio paulista gerou quase 15 mil empregos com carteira assinada, após 116.441 admissões e 101.564 desligamentos – é a menor evolução mensal desde abril. Os dados são da Pesquisa do Emprego no Estado de São Paulo (PESP), realizada pela FecomercioSP. Podem ter contribuído para a desaceleração: a conjuntura de inflação, os juros e o endividamento familiar altos, porém, a acomodação do mercado de trabalho já era esperada. No entanto, eventos como a Black Friday, o Natal e o Réveillon, aliados ao pagamento do décimo terceiro salário, devem influenciar o comércio nos próximos meses, mantendo o ritmo de crescimento do mercado de trabalho.

Tradicionalmente nos fins de ano, o setor avança na empregabilidade para atender a uma demanda mais forte no principal período de vendas. Considerando os números mais recentes de indicadores de confiança e de intenção em contratação dos empresários do comércio, a FecomercioSP projeta que em torno de 34,5 mil empregos formais devem ser criados no varejo paulista no acumulado do bimestre outubro/novembro. É um patamar próximo do registrado em 2019, último período de normalidade, quando se observou a criação de 35,3 mil vagas.

Com o resultado de setembro, o estoque avançou 0,54%, atingindo 2.782 milhões de postos de trabalho formais. Dentre as três divisões que formam o comércio, o varejo foi o que mais se destacou, com a criação de 9.009 vagas, influenciado novamente pelo varejo de vestuário e acessórios (1.232 postos de trabalho). Já o atacado, gerou 4.454 empregos; e a divisão de comércio e reparação de veículos, outros 1.414.


Notícias Relacionadas
Read More

Stellantis amplia lojas oficiais das marcas no Mercado Livre

Clientes da Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram podem adquirir peças genuínas e originais, lubrificantes e acessórios no marketplace. Lojas contam com produtos da Mopar, Bproauto e SUSTAINera, marcas que integram a área de Peças e Serviços da Stellantis