Apesar do Natal, vendas do varejo tiveram queda em Dezembro -

Apesar do Natal, vendas do varejo tiveram queda em Dezembro

Apesar da queda de 0,1%, os lojistas ainda conseguiram um crescimento de 1,4% em comparação com o ano de 2020.

FDR Notícias

Natal de 2021 não superou as expectativas de venda. Uma pesquisa elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o comércio varejista teve uma queda de 0,1% no mês de dezembro. Mesmo com as ações de desconto de fim de ano, o cenário não foi otimista para esse segmento.

Os lojistas não tiveram um bom retorno do natal de 2021. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) relevam que o segmento ficou abaixo das expectativas de venda. Um dos principais motivos tem sido os impactos econômicos do novo coronavírus, tendo em vista a atual realidade de crise.

Levantamento no varejo

Apesar da queda de 0,1%, os lojistas ainda conseguiram um crescimento de 1,4% em comparação com o ano de 2020. É válido ressaltar, no entanto, que no primeiro ano da pandemia os centros de compra ficaram de portas fechadas.

Setores em queda

O levantamento apontou ainda quais foram os segmentos mais afetados, sendo eles: móveis e eletrodomésticos (-19,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (-9,7%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,6%), combustíveis e lubrificantes (-3,1%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,6%).


Notícias Relacionadas
Read More

Pequenos negócios respondem por 72% dos empregos gerados no país

De acordo com Sebrae, o segmento de serviços, foi o que mais gerou empregos. Em junho, essas empresas criaram 87,2 mil novas vagas, seguidas pelas do comércio com 63,2 mil, indústria da transformação com 30,9 mil, construção civil com 26,4 mil e agropecuária com 5,9 mil.