VW e InovaUSP firmam parceria em prol da inovação -

VW e InovaUSP firmam parceria em prol da inovação

Memorando de entendimento assinado está centrado nas áreas de semicondutores, software e desenvolvimento de soluções envolvendo motores flex
Priscilla Cortezze, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da VW; Matthias Michniacki, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto & Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM; Pablo Di Si, chairman executivo da VW América Latina; Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr, reitor da USP; Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP; Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do InovaUSP; e Ciro Possobom, COO da VW do Brasil e vice-presidente de Finanças e Estratégias de TI da VW Região SAM

A Volkswagen do Brasil e o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP) firmaram ontem (22) o memorando de entendimento com foco em três projetos a serem desenvolvidos nas áreas de semicondutores, software e motores flex. Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr, reitor da Universidade de São Paulo, e Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do InovaUSP, assinaram o documento (da esq. para dir. na foto principal).

A parceria abrange principalmente a troca de conhecimentos centrado na fabricação de semicondutores, sua cadeia de produção e detalhes técnicos que envolvem sua composição. Desta forma, a equipe da VW consegue se aprofundar e adquirir amplo conhecimento neste tipo de componente, em um momento no qual o setor enfrenta escassez do mesmo. O InovaUSP, em contrapartida, também entende os processos e a utilização dos chips na indústria automotiva, o que permite tanto uma maior aproximação da indústria e a academia como foco na preparação de profissionais, quanto fomentar a pesquisa para que no futuro o Brasil possa ser menos dependente da importação e consiga ter know how para suportar uma produção local.

Ainda em tecnologia, outra frente do memorando de entendimento prevê aprofundar o conhecimento de hardware e software para aplicações automotivas diversas. Por fim, a Volkswagen e o InovaUSP estão trabalhando no desenvolvimento de soluções envolvendo motores de injeção direta, com objetivo de estudar o potencial de redução no consumo e emissão de CO2 via combustão orientada para as características do etanol.

“Estarmos próximos ao InovaUSP permite à Volkswagen prosperar no campo do conhecimento, obter o entendimento de frentes que são estratégicas para a empresa, capacitar nossos colaboradores e trocar experiências com o mundo acadêmico a fim de que novos insumos e pesquisas também sejam desenvolvidos em prol do desenvolvimento da indústria automotiva”, destaca Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina.O InovaUSP é uma unidade que visa agregar e integrar laboratórios e diversas iniciativas em um ambiente multidisciplinar dedicado ao desenvolvimento de pesquisa e inovação. Os pesquisadores ao entrar em contato com o negócio da Volkswagen, entendem como é a aplicação dos chips na indústria automotiva. Testes dentro da empresa estão sendo conduzidos com o uso dos chips fornecidos pela USP.

“O mundo vive, neste momento, grandes transformações sociais, econômicas e industriais, a pandemia Covid-19 e as mudanças climáticas estão impactando no consumo consciente e nas cadeias globais de suprimentos demandando o desenvolvimento regional sustentável. A Volkswagen e a USP estão unindo esforços de Pesquisa e Desenvolvimento multidisciplinar em áreas estratégicas como semicondutores, software e etanol visando inovações de impacto mundial. As Universidades têm uma contribuição importante a dar como parceiras na construção de soluções inovadoras baseadas na ciência e na adoção de plataformas abertas que propiciem o emprego, a qualidade de vida local e a sustentabilidade”, finaliza Marcelo Knörich Zuffo, Coordenador do InovaUSP.


Notícias Relacionadas
Read More

Falta de insumos paralisa parte da indústria em Minas

Com o anúncio da Fiat, que irá conceder férias coletivas para parte dos trabalhadores do segundo turno de serviços na unidade de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), grande parte da indústria de autopeças de Minas Gerais também irá adotar as férias no segundo turno a partir da próxima segunda-feira (19).