Prazo de adesão ao Relp é prorrogado para 31 de maio -

Prazo de adesão ao Relp é prorrogado para 31 de maio

Prazos para entrega da declaração do MEI e para regularização de dívidas impeditivas da opção pelo Simples Nacional também foram adiados.

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) decidiu prorrogar o prazo de adesão ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp) para o último dia útil do mês de maio de 2022.

O prazo para regularização das dívidas impeditivas da opção pelo Simples Nacional também foi adiado, mudando de abril, para o último dia útil do mês de maio. Já a entrega da declaração anual do MEI (DASN-Simei), antes prevista para o fim de maio, poderá ser realizada até o último dia útil do mês de junho.

O adiamento da adesão ao Relp se tornou necessário para adequação do calendário, até que seja definida a sua fonte de compensação, conforme exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Receita Federal já está com tudo pronto para dar operacionalidade ao parcelamento.

Os demais prazos foram ajustados para permitir que empresas que tenham optado pelo Simples até 31 de janeiro possam aproveitar o parcelamento especial, regularizar suas dívidas e permanecer no regime; e evitar o acúmulo de obrigações em um curto espaço de tempo.

A Resolução CGSN nº 168/2022 será encaminhada para publicação no Diário Oficial da União.


Notícias Relacionadas
Read More

Consórcio de veículos tem expansão de 56,9% no semestre

O número de participantes ativos no segmento veicular cresceu 7,6%, passando de 6,15 milhões para 6,62 milhões. O volume de créditos liberados pelo sistema atingiu R$ 23,7 bilhões, com alta de 23% sobre idêntico período de 2020 (R$ 19,3 bilhões). Também houve alta, de 10,5%, nas contemplações, que no mesmo comparativo passaram de 553 mil para 611,1 mil.