Projeto permite que empresas atuem como sociedade de interesse comunitário -

Projeto permite que empresas atuem como sociedade de interesse comunitário

Comuns nos EUA, essas empresas reinvestem recursos excedentes para desenvolver atividades voltadas à promoção do bem-estar da comunidade em que atuam

Agência Câmara

O Projeto de Lei 1016/22, do deputado Geninho Zuliani (União-SP), permite que as empresas constituídas segundo os tipos de sociedade limitada ou sociedade anônima requeiram junto aos órgãos do Registro Público de Empresas Mercantis o arquivamento de declaração para seu enquadramento como sociedade de interesse comunitário.

Além das atividades previstas no contrato ou estatuto social, as sociedades de interesse comunitário poderão desenvolver atividades voltadas à promoção do bem-estar da comunidade em que atuam, em âmbito local e global.

Surgidas no Reino Unido em 2005 com o nome de community interest company (CIC), as sociedades de interesse comunitário visam desenvolver atividades voltadas à promoção do bem-estar da comunidade em que atuam, em âmbito local e global. Nos Estados Unidos, esse tipo de empresa é chamado benefit corporation.

“Uma empresa de interesse comunitário é uma empresa com objetivos principalmente sociais, cujos excedentes são principalmente reinvestidos para esse fim no negócio ou na comunidade, em vez de serem impulsionados pela necessidade de maximizar o lucro para acionistas e proprietários. Os CICs lidam com uma ampla gama de questões sociais e ambientais e operam em todas as partes da economia”, explicou Zuliani.

“Ao usar soluções de negócios para alcançar o bem público, acredita-se que as CICs têm um papel distinto e valioso a desempenhar para ajudar a criar uma economia forte, sustentável e socialmente inclusiva”, acrescentou.

Pela proposta do deputado, as sociedades de interesse comunitário poderão desenvolver ações voltadas ao meio ambiente, defesa do consumidor e da livre concorrência, patrimônio público, interesses difusos ou coletivos, entre outros.

Conforme a proposta, as CICs deverão observar regras específicas de transparência e governança, a fim de garantir um maior controle social sobre suas atividades.

O projeto altera o Código Civil, no capítulo que trata da sociedade estrangeira.

TRAMITAÇÃO

O projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).


Notícias Relacionadas
Read More

Mahle estabelece Centro Global de Biomobilidade no Brasil

Cerimônia de lançamento do Centro Global de Biomobilidade foi realizada em Jundiaí (SP) e contou com a participação de autoridades do governo, cônsules de países que fazem parte da Aliança Global de Biocombustíveis para acelerar a descarbonização do setor de transportes, além de clientes e parceiros da Mahle
Read More

Emplacamentos de automóveis superam 100 mil unidades em junho

Números divulgados pela Fenabrave, que reúne as concessionárias de veículos, revelam que no mês de junho foram emplacados no Brasil 102.400 automóveis leves. O número representa um crescimento de 132% sobre maio, quando os emplacamentos estacionaram em 44.138 carros.