
O terceiro e quarto estágios estão ligados à integração e ao crescimento na empresa. “Eles devem sentir que fazem parte do grupo, que suas opiniões e trabalho são importantes e que seus colegas também estejam comprometidos com as tarefas”, comenta a consultora, acrescentando que eles precisam ter oportunidades de aprender e crescer na empresa para ter engajamento. Já o engajamento e fidelização dos clientes é consequência do engajamento dos colaboradores.
Leda destaca que as organizações mais favoráveis ao desenvolvimento do engajamento são as autogovernadas, onde o foco está no legado de longo prazo e desempenho sustentável. “São inspiradas por um propósito, baseadas em valores, lideradas com autoridade moral, operam de acordo com um conjunto de princípios onde os colaboradores são incentivados a agirem como líderes”, diz a consultora.
Ela recomenda fazer um programa para o desenvolvimento do engajamento, anualmente, onde serão respondidas questões relacionadas aos quatro estágios da jornada – O que recebo? O que contribuo? Faço parte do grupo? Como todos podem crescer?
Em seguida, deve-se a analisar os resultados, apresentar dados para a liderança, com a preparação dos lideres de equipe para a reunião de apresentação dos resultados para seu grupo, elaboração e implementação do plano de ação e acompanhamento.
O Ciclo de Palestras Abrafiltros 2016 prosseguirá com novas palestras programadas até dezembro, que serão divulgadas oportunamente.









