Claudio Milan [email protected]
A edição 380 do Novo Varejo Automotivo complementa e finaliza a divulgação dos resultados e a cobertura da cerimônia que anunciou os vencedores da 26ª edição da pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças. Aqui você vai poder medir o desempenho de seus fornecedores a partir de novos índices de avaliação gerados por 500 varejistas de autopeças para veículos leves entrevistados em todo o Brasil e, também, comparando-os aos resultados de 2021 e 2020 do mais tradicional estudo do aftermarket automotivo nacional. Se você é leitor assíduo do Novo Varejo Automotivo, conhece bem este trabalho que realizamos há nada menos que 26 anos.
Trata-se de um enorme esforço que só se concretiza graças à inestimável ajuda dos varejistas que nos dedicam parte preciosa de seu tempo para atender a equipe de pesquisa do After.Lab e prestar as valiosas informações que compõem o maior banco de dados sobre o desempenho dos distribuidores de autopeças brasileiros. A estes grandes colaboradores, nosso muito obrigado! Além dos resultados da edição 2022 da pesquisa, trazemos também em nossas páginas digitais desta quinzena um panorama do forte engajamento de indústrias e distribuidores aos conceitos do ESG – compromisso ambiental, responsabilidade social e governança corporativa. Este foi o tema do Maiores e Melhores 2022. As chamadas práticas do ESG nos negócios quando vistas individualmente não são exatamente uma novidade.
Mas concentrá-las num ecossistema muito mais abrangente e virtuoso é o estado da arte do aprimoramento da gestão visando ao bem comum, ao ser humano e ao meio ambiente. Esse ecossistema é exatamente o ESG, que propõe uma visão integrada, em 360º, de tudo aquilo que, talvez, tenha sido trabalhado até então de forma fragmentada. Neste momento em que experimentamos tantas inovações disruptivas – que se tornarão cada vez mais impactantes nos próximos anos – o ESG representa uma provável ruptura também na maneira como as empresas interagem com a sociedade e o próprio planeta. Agora vem o mais importante: compromisso ambiental, responsabilidade social e governança corporativa não são atributos a serem observados exclusivamente por indústrias e distribuidores.
O ecossistema ESG deve também estar presente no dia a dia da sua loja de autopeças. Na verdade, ao extrapolar o conceito, concluímos que boa parte das exigências precisa estar presente também em nossas vidas como pessoas físicas. O dia em que todos nós tivermos consciência de que é nossa missão servir ao próximo e respeitar profundamente o único planeta que temos para viver certamente estaremos mais perto de atingir a paz e estágios de realização pessoal com que sonhamos, mas que, às vezes, pouco fazemos para conquistar.










