IBGE: Vendas de peças e veículos têm variação positiva em novembro -

IBGE: Vendas de peças e veículos têm variação positiva em novembro

Atividade  apresentou queda de 5,5% nas vendas frente a novembro de 2021.

O varejo de veículos e motos, partes e peças apresentou crescimento de 0,4% em novembro na comparação com o mês de outubro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado leva em conta o ajuste sazonal.

Já na série sem ajuste sazonal, comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou – 0,6% em novembro. A média móvel avançou 0,3%. O acumulado no ano foi de -0,6% e o acumulado em 12 meses, de -0,8%.

Em particular, a atividade de Veículos e motos, partes e peças apresentou queda de 5,5% nas vendas frente a novembro de 2021, queda mais intensa, em magnitude, da série de resultados negativos, no indicador interanual, desde julho de 2022 (-8,5%).  Em relação ao acumulado, o indicador registra perda há cinco meses consecutivos: -1,0% em julho, -1,5% em agosto, -1,4% em setembro, -1,4% em outubro e -1,8% em novembro). No acumulado dos últimos 12 meses, a série se encontra no campo negativo há quatro meses: -0,9% em agosto, -1,2% em setembro, -0,9% em outubro e -1,6% em novembro.

Conforme divulgado pelo Instituo, as vendas do comércio varejista caíram 0,6% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal.


Notícias Relacionadas
Read More

Stellantis suspende parcialmente produção em Pernambuco

De acordo com o posicionamento, “o impacto sem precedentes da catástrofe [no Rio Grande do Sul] em todo o sistema logístico de transporte e fornecimento de componentes somou-se à paralisação do órgão responsável pela emissão das licenças ambientais exigidas pela legislação vigente”.
Read More

A guerra comercial e o futuro da indústria brasileira

A intensificação das disputas comerciais entre as maiores potências mundiais tem gerado incertezas até mesmo entre especialistas em teoria econômica