Claudio Milan claudio@novomeio.com.br
A edição 394 do jornal Novo Varejo Automotivo é totalmente dedicada à cobertura da 15ª Automec. E nem poderia ser diferente. Depois de quatro anos de ausência, a maior feira de autopeças, equipamentos e serviços automotivos da América Latina voltou com tudo.
Os números do evento superaram as expectativas do mercado e estão detalhados na reportagem que abre a sequência que dedicamos ao assunto. O saldo é extremamente positivo, a ponto de consolidar a feira brasileira como a segunda maior do planeta, de acordo com dados divulgados pela organização. Nós, da Novomeio Hub de Mídia, temos razões de sobra para comemorar. É gratificante encerrar uma jornada tão intensa com o sentimento de dever cumprido. Realizamos uma cobertura inédita utilizando as plataformas digital e impressa simultaneamente. No São Paulo Expo, distribuímos de terça a sábado cinco edições do Diário da Automec. E, também no pavilhão, foram mais de dez horas de transmissão ao vivo pela A.TV, o canal de conteúdo em vídeo do Aftermarket Automotivo brasileiro.
Acompanhamos presencialmente os eventos de conteúdo, registramos os principais estandes, entrevistamos lideranças, executivos e profissionais do mercado. E, agora, submetemos à sua apreciação todo este rico material nas edições impressa e digital do Novo Varejo e na A.TV (https://www.youtube.com/c/ATVmidia). Mesmo que você tenha visitado a Automec mais de uma vez, com certeza ainda vai se surpreender com o conteúdo que reunimos. Especificamente falando sobre o varejo de autopeças, duas iniciativas apresentadas na Automec devem merecer bastante atenção a partir de agora. A primeira é o programa Loja Legal, uma realização do Sincopeças-SP e do Sebrae-SP com o apoio da G&B Distribuidora.
O objetivo é aprimorar a gestão das lojas a partir de um ciclo gratuito aberto também aos varejos de outros estados. A nova fase do programa Loja Legal já havia sido objeto de uma palestra na sede do Sincopeças e detalhada em reportagem publicada em fevereiro pelo Novo Varejo. Agora, na Automec, foi possível transmitir os conceitos para uma audiência mais ampla e, principalmente, dar o pontapé inicial para as inscrições. Portanto, corra para o site do Sincopeças-SP e aproveite esta oportunidade de transformar seu negócio sem custo. Outra iniciativa de extrema relevância foi o lançamento, pelo IQA, da certificação para os vendedores de autopeças. A chancela surge na sequência do serviço prestado pela recente Norma ABNT dos vendedores e expande o virtuoso caminho aberto por novas ferramentas de aprimoramento para estes profissionais.
Ainda sob efeito da Automec, ninguém pode duvidar que o setor automotivo – ou, falando a linguagem das indústrias globais, o setor da mobilidade – está passando por imensas transformações, que naturalmente irão repercutir fortemente na ponta da cadeia, ou seja, nas lojas de autopeças e oficinas. Portanto, para manter sintonia com o mundo que nos espera, qualidade e aprimoramento não são diferenciais, são obrigações. E estão a seu alcance. Não deixe a oportunidade passar.