Projeto exige itens de segurança em carro elétrico nacional ou importado -

Projeto exige itens de segurança em carro elétrico nacional ou importado

Projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania
carro elétrico
Crédito: Shutterstock

O Projeto de Lei 915/23 torna obrigatória a instalação de itens de segurança em veículos elétricos, a fim de proteger os usuários e as equipes de resgate, em caso de acidente. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, veículos nacionais ou importados deverão contar com:

  • sistema automático de desligamento geral da bateria no momento de colisão com abertura dos airbags;
  • sistema automático luminoso indicando a presença de energia da bateria após colisões;
  • sistema universal de fácil acesso ao corta corrente manual de energia da bateria, indicado previamente às autoridades responsáveis por resgates; e
  • sistema de esfriamento imediato da bateria após colisão e abertura dos airbags.

“Itens de segurança em carros elétricos são tão importantes quanto em qualquer outro veículo”, diz o autor da proposta, deputado Juninho do Pneu (União-RJ). “É importante que as baterias sejam protegidas contra sobrecarga, curto-circuito e superaquecimento”, exemplificou o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei


Notícias Relacionadas
Read More

São Paulo apresenta plano para zerar emissões de gases estufa até 2050

Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, lançou hoje (3) o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP). Desenvolvido em parceria com a rede internacional de cidades C40, o plano pretende neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na capital paulista até 2050.