Redução do IGP reduz custos dos pequenos negócios e melhora acesso a crédito -

Redução do IGP reduz custos dos pequenos negócios e melhora acesso a crédito

Queda no indicador se soma ao corte na Selic e sinaliza cenário positivo para os empreendedores, defende o presidente do Sebrae
varejo paulista, em uma loja vendedora ajuda consumidora a escolher uma blusa cor de rosa
Crédito: Shutterstock

Agência Sebrae de Notícias

Os novos sinais de recuperação da economia brasileira estão beneficiando os donos de pequenos negócios e a geração de empregos no país. Com a nova queda do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), divulgado pela Fundação Getulio Vargas nessa segunda-feira (7), os microempreendedores individuais (MEI) e as micro e pequenas empresas deverão sentir menos o peso dos custos e terão melhores ofertas de crédito.

“O índice confirmou uma desaceleração em itens como alimentos (café, leite, entre outros), gasolina e tarifa de eletricidade, tendência que pode indicar um alívio para os bolsos dos empreendedores”, observa o presidente do Sebrae, Décio Lima, que destaca ainda que a última edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), detectou o aumento dos custos estava entre os principais problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas.

Para Décio Lima, o recuo do IGP-DI de 0,40% em julho, acumulando, em 2023, uma redução de 5,35%, demonstra um freio na trajetória da inflação – principalmente em alimentos, matérias-primas e até mesmo os preços de bens finais –, podendo repercutir na taxa básica de juros, que passou a 13,25% após a última reunião do Copom.


Notícias Relacionadas
Read More

Governo de SP e municípios debatem retomada da economia

O grupo é composto pelo Governador João Doria, secretários estaduais e prefeitos de cidades-sede das 15 regiões administrativas do Estado. Os chefes dos executivos municipais receberam informações estatísticas sobre a pandemia em todo Estado e a importância de manter as ações de isolamento social nos municípios.
Read More

A nova era dos motores elétricos

Os carros elétricos vêm conquistando seu espaço em alta velocidade, especialmente na Europa, onde alguns países já pretendem antecipar prazos para banir os automóveis movidos a combustão das ruas e estradas, principalmente por conta da emissão de gases poluentes na atmosfera.