Vantagem competitiva para o varejo: precificação inteligente avança -

Vantagem competitiva para o varejo: precificação inteligente avança

Empresas que possuem a capacidade de monitorar e reagir com agilidade à estratégia de preços dos concorrentes possuem uma clara vantagem competitiva em relação àquelas que precificam seus produtos de maneira quase que intuitiva.

Lucas Torres

jornalismo@novomeio.com.br

Uma pesquisa divulgada pela KPMG em março deste ano relembrou os gestores do varejo de uma característica histórica dos brasileiros: preços e promoções são os principais fatores de escolha para muitos consumidores.

Dentre outros fatores, o estudo nomeado “KPMG Consumer Pulse Survey” registrou que um em cada três clientes de supermercados afirmam visitar diversos estabelecimentos e comparar preços pela internet com a intenção de conseguir as melhores ofertas.

Este cenário no qual a preocupação com os gastos se soma à facilidade cada vez maior de se acessar preços de diferentes locais tem obrigado os varejistas a buscarem alternativas para se manterem competitivos no mercado.

Um dos exemplos deste movimento está na popularização de soluções capazes de reproduzir em escala a boa e velha ‘espiada’ na concorrência. Isto é: plataformas que permitam um monitoramento em massa dos preços dos concorrentes em tempo real.

Fundada em 2013, a InfoPrice tem se consolidado como um dos principais parceiros do varejo nesta missão ao oferecer soluções como um painel com mais de 3 bilhões de dados de preço, dos últimos 90 dias.

“Com acesso a esses dados, varejistas e indústrias podem monitorar a concorrência e/ou seus próprios preços para traçar novas estratégias, ter mais agilidade de ação e garantir que as definições propostas estão sendo executadas”, afirmou Marcus Roggero, Co-CEO da empresa.

Além da enorme quantidade de dados, a solução nomeada de ISA – InfoPanel impressiona pelo nível de detalhamento que oferece, ao passo que permite aos varejistas aplicarem filtros de pesquisa que vão até o nível loja/endereço.

Precificação inteligente é mais madura entre empresas de grande e médio porte

Empresas que possuem a capacidade de monitorar e reagir com agilidade à estratégia de preços dos concorrentes possuem uma clara vantagem competitiva em relação àquelas que precificam seus produtos de maneira quase que intuitiva.

De acordo com Roggero, da InfoPrice, porém, a percepção a respeito destas soluções ainda não chegou de maneira contundente entre as pequenas e microempresas – ficando um tanto restritas aos players de grande e médio porte.

Quanto ao nicho de atuação que mais consome as soluções de pricing, o executivo indicou os supermercados e farmácias – dois mercados caracterizados pela recorrência – como o público mais frequente.

Roggero salientou ainda que, pouco a pouco, os dados de suporte à precificação inteligente têm se pulverizado em toda a cadeia produtiva – transcendendo, inclusive, o mercado varejista para chegar até à indústria.

“O número de indústrias atendidas tem crescido bastante no último ano, pois o ISA – InfoPanel consegue atender a uma demanda muito grande deles, especialmente para garantir que as negociações de trade marketing com os varejistas estejam sendo executadas”, relatou o co-CEO da InfoPrice.


Notícias Relacionadas
Read More

PL pede mais rigor para punir falsificadores de peças

No mundo, a falsificação de peças automotivas gera um prejuízo de U$ 12 bilhões (R$ 46 bilhões 295 mil, em conversão direta), segundo estimativa da Comissão Federal de Comércio (Federal Trade Commission, com sede nos EUA). Apenas no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira do Combate à Falsificação (ABCF), R$ 3 bilhões em arrecadação são perdidos anualmente em razão das autopeças falsificadas.
Read More

Tecnologia da Oi Soluções promete aumentar vendas no varejo em até 80%

A ferramenta, que reúne internet de alta velocidade e inteligência artificial, permite calcular o tempo exato de permanência no estabelecimento e a taxa de retorno das visitas. E assim, diferenciar os visitantes daqueles que estavam apenas de passagem – a caminho de um estacionamento, por exemplo, mas sem interesse em consumir naquele momento.