Seis estados das regiões Sul e Sudeste anunciam aumento da alíquota do ICMS -

Seis estados das regiões Sul e Sudeste anunciam aumento da alíquota do ICMS

Secretários da Fazenda dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul atribuem elevação aos efeitos da reforma tributária

Em carta, os secretários da Fazenda de cada estado atribuem o aumento aos efeitos da reforma tributária na arrecadação de cada entre federativo. O documento, no entanto, não menciona o percentual de aumento das alíquotas.

“A PEC 45/2019, aprovada pelo Plenário do Senado Federal no último dia 08 de novembro, além de reduzir significativamente a autonomia tributária dos Estados e Municípios brasileiros, consagrou um mecanismo de distribuição do produto arrecadado com o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) que vem induzindo os Estados a um movimento generalizado de elevação das atuais alíquotas modais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), tributo que será extinto em 2033, mas cujos efeitos, sob o prisma da transição federativa, se farão sentir até 2078.”

“Isso acontece porque, segundo o texto aprovado, as participações de cada Estado no total arrecadado pelo IBS dependerão, ainda que de forma decrescente nos cinquenta primeiros anos de vigência do novo imposto, da receita média de cada ente federativo com o ICMS entre 2024 e 2028. Desse modo, quanto maior a arrecadação de um Estado com o ICMS nesse período, maior será o fluxo de recursos do IBS a ele destinado até 2078.”

Na carta, os secretários disseram que as “circunstâncias” impuseram aos estados a necessidade de reposicionar suas alíquotas modais de ICMS para “recompor a tributação estadual no curto prazo e para neutralizar as perdas potenciais com a futura distribuição do produto arrecadado com o IBS”.

“Ressalta-se que a recomposição da arrecadação é imprescindível para que os cidadãos das regiões mencionadas possam ter Estados com recursos compatíveis com suas necessidades e capacidades de contribuir com a Federação. Cuida-se, pois, de medida vocacionada a preservar os erários estaduais, garantir as bases para o crescimento econômico e assegurar as condições para a execução de políticas públicas necessárias ao atendimento das demandas, dos direitos e garantias fundamentais da presente e das futuras gerações”, acrescentou o documento.

O novo percentual do ICMS ainda deverá ser aprovado em cada uma das Assembleias Legislativas.


Notícias Relacionadas
Read More

Desemprego atinge recorde de 14,3 milhões de pessoas

Na avaliação do IBGE, o contingente de 14,3 milhões de desempregados (recorde para a pesquisa) ficou estável frente ao trimestre de agosto a outubro de 2020 (14,1 milhões de pessoas). Em 1 ano, porém, houve alta de 19,8% (mais 2,4 milhões de pessoas) no número de desocupados no país.
Read More

Empresários acreditam em recuperação de negócios em três meses

86% dos empresários do comércio de bens, serviço e turismo ouvidos em uma pesquisa da Fecomércio , feita em julho, a situação dos seus negócios deve melhorar ou melhorar muito nos próximos três meses. No mês passado, este índice era de 76,7%, ou seja, a confiança cresceu.