Fim de ano com festa e furo de reportagem -

Fim de ano com festa e furo de reportagem

Em pleno fim de semana, sacudimos o Aftermarket Automotivo com uma informação impactante e que atesta o quanto de fato é disruptivo o momento que o setor automotivo – ou, como teremos de nos acostumar, o setor da mobilidade – atravessa.

A edição 415 do Novo Varejo Automotivo é  basicamente dedicada aos Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças. Mas, abrimos também um necessário parêntesis para tratar de um dos assuntos mais impactantes para o Aftermarket Automotivo nos últimos anos: a aquisição das operações automotivas do Grupo DPaschoal pela Stellantis, a maior montadora do Brasil. Comecemos pelo grande evento que reuniu as principais lideranças da reposição independente na noite de 23 de novembro. A pesquisa realizada ininterruptamente desde 1996 já se tornou uma referência absoluta para a construção de estratégias tanto de indústrias quanto dos distribuidores. Chegamos a ouvir de um dos convidados que o mercado não pode mais viver sem este trabalho idealizado pela NovoMeio e, hoje, realizado pelo After.Lab. Isso é reconhecimento e só podemos agradecer. Os resultados da 27ª edição da pesquisa você encontra nas próximas páginas. E aqui vale uma máxima que tem sido ouvida com frequência nestes tempos de big data: dados só fazem sentido para quem sabe usá-los. As tabelas comparativas que trazemos aqui oferecem indicativos muito valiosos, mas é preciso estudá-los e interpretá-los. Fica aqui nossa sugestão pra você. Voltando ao evento, cabe o registro de uma grande festa, com ambiente leve, de confraternização e alegria, até um pouco diferente das cerimônias anteriores. Parte da descontração certamente se deveu ao local escolhido este ano, a Casa Bossa, elegante e ao mesmo tempo moderna, jovem e cativante. Ficamos felizes em oferecer ao mercado uma grande celebração de final de ano. Também para registro, o fato de mais uma vez a cerimônia ter sido transmitida ao vivo pela A.TV, que vem ganhando cada vez mais força como o canal em vídeo do Aftermarket Automotivo brasileiro. Para encerrar esta reflexão, não posso deixar de mencionar o enorme esforço de reportagem para que a redação do Novo Varejo pudesse dar em primeiríssima mão em todo o mundo – aquilo que no jornalismo se chama furo – a aquisição das operações automotivas do Grupo DPaschoal pela Stellantis. Também nas próximas páginas você vai conhecer os detalhes disponíveis até o momento – é claro que as partes envolvidas preferem o mínimo possível de manifestações oficiais. Mas, nosso papel como jornalistas não é depender destas manifestações. A informação chegou na noite de sexta-feira, 24 de novembro, dia e horário absolutamente ingratos para uma checagem responsável antes da publicação de um fato tão importante para o mercado brasileiro. Foi necessário um trabalho intenso para que, afinal, conseguíssemos a segurança necessária para divulgar esta bomba ainda no sábado pela manhã em todas as nossas plataformas digitais e nosso grupo de WhatsApp – e com enorme repercussão. Em pleno fim de semana, sacudimos o Aftermarket Automotivo com uma informação impactante e que atesta o quanto de fato é disruptivo o momento que o setor automotivo – ou, como teremos de nos acostumar, o setor da mobilidade – atravessa. O movimento coordenado da Stellantis certamente terá desdobramentos que conheceremos quando a montadora anunciar suas novas e futuras estratégias para o mercado de reposição brasileiro. Enquanto isso, seguimos aqui com nossa missão de praticar, de fato, um jornalismo de verdade.


Notícias Relacionadas
Read More

Creditas entra no mercado automotivo

"Creditas Auto" é, focado na concessão de crédito para financiamento de veículos e também uma plataforma online integrado para a compra e venda de automóveis.