IBGE: Vendas de peças, veículos e motos encerraram 2023 em 8,1% -

IBGE: Vendas de peças, veículos e motos encerraram 2023 em 8,1%

Crescimento representa uma retomada do setor, que passou um tempo com poucas receitas, principalmente depois da pandemia

Os dados divulgados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados hoje (7) pelo IBGE mostram que o comércio veículos, motos e peças encerrou 2023  no campo positivo com um crescimento de 8,1% em relação ao ano anterior.   “O crescimento em Veículos e motos, partes e peças representa uma retomada do setor, que passou um tempo com poucas receitas, principalmente depois da pandemia. O setor observou uma queda muito grande e uma recuperação muito lenta após vários fechamentos nos anos anteriores. O resultado de 2023 representa uma retomada a uma certa normalidade”, destaca Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

Ainda de acordo com a pesquisa, o setor cresceu 7% em dezembro de 2023 em relação ao mesmo mês de 2022.

Na passagem de novembro para dezembro, as vendas de peças, motos e veículos sofreram desvalorização de -4,5%, acompanhando o desempenho do comércio varejista no País que  desacelerou no período -1,3%.


Notícias Relacionadas
Read More

Autopeças atingem recorde de uso de capacidade em fevereiro

O faturamento cresceu 28,7% no comparativo do primeiro bimestre deste ano com o mesmo período de 2020, um dado significativo considerando que a pandemia ainda não tinha atingido o País naquela época. Outro indicativo importante é a obtenção de recorde histórico de utilização de capacidade produtiva em fevereiro, com índice de 77% e recuperação de 3 pontos porcentuais em relação ao mês anterior.