O BWI Group e a thyssenkrupp Steering decidiram cooperar no desenvolvimento da tecnologia pioneira de brake-by-wire (freio por fio). A colaboração posiciona as duas empresas como fornecedoras tier 1 para futuras arquiteturas de chassi e direção autônoma.
A cooperação inclui o licenciamento da tecnologia de freio eletromecânico (EMB) desenvolvida pela thyssenkrupp Steering. O BWI Group assume o papel de fabricante do sistema brake-by-wire utilizando suas instalações de produção de ponta. A empresa também é responsável por comercializar o sistema para tornar essa tecnologia pioneira disponível para uma variedade maior de fabricantes de automóveis em todo o mundo. Para o desenvolvimento do sistema o BWI Group conta com a propriedade intelectual e os muitos anos de experiência da thyssenkrupp Steering no desenvolvimento de componentes automotivos e software relevantes para a segurança.
Uma vantagem notável dessa parceria é a combinação de conhecimentos de ambas as empresas. Enquanto o BWI Group se vale da sua expertise na área de sistemas de freio, a thyssenkrupp Steering adiciona seu know-how em novas estruturas elétricas/eletrônicas (E/E), bem como sua competência em sistemas de freio eletromecânicos (EMB) derivados da tecnologia de direção.
Inicialmente, a cooperação será limitada a sete anos. No entanto, o objetivo é estabelecer uma parceria de longo prazo que se concentre no desenvolvimento de requisitos de mercado na área de controle de movimento de veículos (VMC). As sinergias técnicas das soluções futuras de chassi, por sua vez, serão um impulsionador para os futuros chassis X-by-wire e irão possibilitar a transição da direção assistida para a autônoma, melhorando a segurança, o conforto e a eficiência.
Ao trabalharem juntas e se concentrarem em seus pontos fortes, BWI Group e thyssenkrupp Steering vão impulsionar a inovação de forma ágil para estabelecer novos padrões na indústria. “Com parcerias como essa, queremos desenvolver soluções competitivas para peças modernas de direção de chassi para a indústria automobilística global de forma inovadora e, ao mesmo tempo, eficiente em capital. Estamos focando em sinergias em temos de tecnologia e custos”, diz Karsten Kroos, CEO da thyssenkrupp Automotive Technology. Patrick Vith, CEO da thyssenkrupp Steering, acrescenta: “Juntos, queremos contribuir para a próxima geração de chassis e estabelecer padrões de segurança, desempenho e sustentabilidade. Ao fazermos isso, nos beneficiamos dos muitos anos de experiência que temos como um grande fornecedor no setor de direção.”
thyssenkrupp e a indústria automotiva
As operações automotivas da thyssenkrupp estão entre as mais representativas e relevantes para a companhia na América do Sul – nove em cada dez veículos fabricados no Brasil são equipados com componentes produzidos pela empresa. O portfólio automotivo da thyssenkrupp inclui componentes de motores (eixos de comando, virabrequins e bielas), componentes de suspensão e chassis (sistemas de direção, amortecedores, molas e barras estabilizadoras), entre outros. A companhia possui fábricas automotivas nas cidades de Ibirité, Poços de Caldas e Santa Luzia, em Minas Gerais; São José dos Pinhais, no Paraná; e São Paulo e Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo.