ANFAPE confere apoio institucional à AUTOP 2024 -

ANFAPE confere apoio institucional à AUTOP 2024

“Acelerar para o sucesso” é o tema da 18ª edição da feira

A Associação Nacional dos Fabricantes e Comercializadores de Peças para o Mercado de Reposição – ANFAPE é apoiadora institucional da AUTOP 2024 – Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços, organizada e realizada pelo Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos – SSA-CE, que acontecerá de 21 a 24 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará. Em sua 18ª edição o evento discutirá as novas tendências, os desafios e as inovações observadas nos últimos anos, trazendo informações valiosas, networking, oportunidades de negócios e explicações detalhadas para ajudar os visitantes a entenderem as mudanças no mercado independente de reposição e reparação automotiva e aprimorar sua qualificação para alcançar o sucesso profissional.

Para o Vice- Presidente da ANFAPE, Márcio Roberto Codogno, aAUTOP 2024 é um evento adequado para que a indústria sinalize como está se adaptando às novas tendências e entender as demandas futuras. “É o ambiente adequado para promover networking, troca de experiências e expectativas para que tenhamos melhor entendimento do mercado local e do crescimento do setor na região”, assegura.

Em sua visão, o mercado de reposição está sendo impactado por diversas tendências que têm obrigado o segmento de autopeças a se adaptar. “As mudanças voltadas para a eletrificação, conectividade e novas tecnologias, a busca por produtos mais sustentáveis e personalizados e a inovação e aperfeiçoamento do e-commerce farão com que toda a cadeia de abastecimento do aftermarket se adapte às novas demandas. O envelhecimento da frota de veículos a combustão e a chegada dos novos veículos elétricos/híbridos exigirão maior especificação no serviço ofertado. Com software e outras tecnologias embarcadas, os veículos exigirão mão-de-obra mais qualificada, mais complexa e mais custosa para realizar reparos do que consertos mecânicos”, prevê Codogno.

Segundo o Vice-Presidente, a procura por produtos mais sustentáveis e a possibilidade de maior autonomia na tomada de decisão do consumidor têm alterado a relação de consumo e fortalecido outros aspectos no País, como o movimento Right To Repair. “Esse movimento vai ao encontro dessa necessidade do consumidor em ter maior autonomia e flexibilidade na hora de buscar reparos em seu automóvel, além de permitir diversificação no acesso a peças, serviços e profissionais qualificados. Gera benefícios não só para os proprietários de veículos como para o mercado de reposição, além do prestador de serviços de reparos. Essas características contribuem para o fortalecimento da economia circular. Embora os estados das regiões Norte e Nordeste concentrem menor número de veículos, quando comparados a outras regiões, ao considerarmos conjuntamente a frota das regiões, temos um mercado significativo e em expansão que precisa ser trabalhado. São poucos os eventos realizados na região, como a AUTOP, que valorizam a indústria nacional e multinacional com produção brasileira”, afirma.

No entender de Codogno, a feira vai ao encontro dessas necessidades através da reunião de representantes de diversos setores para conectar ideias, pensando na preparação dos profissionais do segmento para o futuro, através da qualificação na prestação de serviços. “Essa conexão ficou evidente na última edição, que foi representada por 74% dos visitantes entre aplicadores e empresários do setor”, lembra o Vice-Presidente.

Márcio Codogno ressalta que a AUTOP pode ser considerada um polo de atração do mercado aftermarket. “Organizada pelo SSA-CE – que tem como objetivo fortalecer as necessidades de várias associações de classe do setor de reposição de autopeças, dentre elas a ANFAPE – a feira promove condições para que fornecedores de peças se mostrem ao mercado atacadista e varejista, oficinas e prestadores de serviços no geral e assim solidificar e fortalecer cada vez mais o setor de reposição independente de autopeças no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste”, frisa.

APOIO INSTITUCIONAL

Como explica o Vice-Presidente, a decisão do apoio da ANFAPE à AUTOP visa fortalecer a Aliança Aftermarket Automotivo Brasil, grupo que agrega sete entidades do mercado independente de reposição e reparação automotiva, da qual a ANFAPE é expressiva representante da indústria. “Juntamente com o SSA-CE, temos objetivos comuns para reunir representantes do setor automotivo com intuito de solidificar cada vez mais o segmento em torno das mudanças e da qualificação necessária dos representantes da área de reposição de autopeças. São momentos como esses que deixam clara a necessidade de continuarmos refutando a ação abusiva das montadoras em relação ao patenteamento dos componentes veiculares”, reforça Márcio Codogno.

AUTOP 2024

O presidente do SSA-CE e do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão, relembra que em sua mais recente edição, em 2022, a AUTOP foi um sucesso, aquecendo os motores do setor automotivo no pós-pandemia. Com mais de 230 marcas expositoras e mais de 33 mil visitantes específicos do setor automotivo, a feira gerou mais de R$ 100 milhões em negócios durante os quatro dias de evento. “Agora, chegou a hora de Acelerar para o Sucesso!”, destaca Ranieri.

A AUTOP é a única feira automotiva do mundo planejada, organizada e realizada por uma entidade de classe do segmento, o SSA-CE, que há mais de 35 anos trabalha para defender e garantir os interesses das mais de 7.000 empresas que atuam nas áreas de autopeças, motopeças, acessórios, refrigeração, retíficas, serviços e reparação automotiva no Estado do Ceará.

SERVIÇO

AUTOP 2024 – Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços, organizada e realizada pelo Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos – SSA-CE

De 21 a 24 de agosto de 2024

De quarta à sexta-feira, das 15h às 21h. Sábado das 14h às 19h

Centro de Eventos do Ceará

https://autopceara.com.br/a-autop/


Notícias Relacionadas
Read More

Entram em vigor as regras do Resolve Já

Os contribuintes de São Paulo com débitos de ICMS não inscritos na Dívida Ativa já podem se beneficiar de melhores condições para acertar suas contas com o fisco.