Confiança do consumidor paulista melhora em junho -

Confiança do consumidor paulista melhora em junho

O indicador avançou 2% e chegou aos 103 pontos após seis meses seguidos de quedas

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), avançou 2% em junho, chegando aos 103 pontos. Já na comparação com junho do ano passado, o indicador recuou 1,9%.

O resultado mensal interrompe uma série de seis quedas consecutivas, enquanto em termos anuais mostra a quinta retração consecutiva. Aos 103 pontos, o ICCP está em patamar considerado positivo pela ACSP (acima de 100 pontos).

Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, a melhora na confiança reflete na maior disposição do consumidor paulista em adquirir itens de maior valor, como carros, imóveis, geladeiras e fogões. Aumenta também a disposição para realização de investimentos pela população.

O recorte da pesquisa por classes socioeconômicas mostra melhora na confiança entre as famílias das classes C e DE, enquanto houve queda para aquelas da AB.

Em termos gerais, segundo a ACSP, houve melhora na percepção das famílias em relação à situação atual de emprego e renda, além das expectativas positivas para o futuro nessas áreas, refletindo um aumento na segurança no emprego.

CAPITAL

O Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP) atingiu 94 pontos em junho, aumento de 1,1% em relação a maio e queda de 4,1% na comparação com junho do ano anterior.


Notícias Relacionadas
Read More

FGV: Indicador Econômico da América Latina avança para 81,2 pontos

O Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina, divulgado hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), avançou de 70,5 pontos para 81,2 pontos do primeiro para o segundo trimestre deste ano. É a quarta alta seguida no indicador, que segue sob forte influência da pandemia da covid-19 em todos os países pesquisados.