Diversos meios de pagamento contribuem para uma transformação no setor varejista  -

Diversos meios de pagamento contribuem para uma transformação no setor varejista 

Em artigo, gerente executivo de varejo na Tecban, Carlos Vaini falou sobre como as novas opções de segurança e integração digital podem impulsionar o crescimento do setor varejista
Crédito: Shutterstock

mpulsionados pelos novos hábitos de consumo, evolução tecnológica e transformações, novos meios de pagamento têm feito parte do cotidiano dos brasileiros nos últimos anos. Se antes o dinheiro em espécie era a forma mais utilizada de compra, hoje, novos métodos estão se somando a esse meio de pagamento, possibilitando uma verdadeira transformação no setor varejista.

As novas soluções como Pix, pagamentos por aproximação, QR Code e a utilização de carteiras e moedas digitais, acabaram transformando o cenário financeiro, tanto para empresas, quanto para os próprios clientes.

No entanto, precisamos entender que o físico e o digital são convergentes. Andar com uma carteira no bolso e outra no celular, por exemplo, já é a realidade de muitos. Para aumentar a receita, os varejistas precisam entender melhor sobre o comportamento do cliente e personalizar a experiência dele, investindo em tecnologias para melhorar a experiência de compra.

Por exemplo, o self checkout, sistema de autoatendimento que permite aos consumidores escanear, pesar e pagar por seus produtos por contra própria, sem a necessidade de interação com funcionários, tem contribuído para um processo de compra mais ágil, reduzindo os tempos de espera nas filas do caixa e fornecendo mais privacidade. 

A aceitação das pessoas em relação ao self checkout já é grande. Segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), sete em cada dez brasileiros preferem utilizar os caixas de autoatendimento para concluir suas compras. O mercado de self checkout deve registrar crescimento de 15% ao ano até 2030, chegando ao valor de USD 10 bilhões, de acordo com a Global Market Insights.

Outro destaque é para o self check-in, que vem sendo bastante utilizado em restaurantes para agilizar as filas e, consequentemente, a entrega dos pedidos. Isto porque, com o totem, o cliente pode selecionar os itens que deseja consumir, fazer o pagamento de forma simples e aguardar a retirada (seja para consumo no local ou para delivery). 

Ambos os serviços seguem o modelo de assinatura mensal e contemplam todo o ecossistema de ponta a ponta, passando pelo desenvolvimento do projeto, planejamento de logística e distribuição, instalação, gestão e manutenção preventiva/corretiva dos dispositivos, entre outros.

Os varejistas também devem se manter atentos e dispostos a explorar inovações que os ajudem a permanecer na liderança, como é o caso da Omnicanalidade, uma tendência em ampla expansão, que propõe a integração dos variados canais de vendas e comunicação de uma marca. Além disso, as demandas por soluções de pagamento mais intuitivas, rápidas e, acima de tudo, mais seguras estão crescendo cada vez mais. É nesse ponto que a tokenização de cartões, para serem usados por meio de celulares ou smartwatches, consolidou seu lugar e tem se tornado um método de pagamento que promove a transparência, aumenta a segurança e diminui fraudes graças à encriptação de dados confidenciais. 

Com tudo isso, podemos observar que o cenário dos meios de pagamento está em constante evolução e a parceria crescente entre empresas e soluções de pagamento moldam uma experiência de compra inovadora e conveniente para todos os lados. Com mais opções, segurança e integração digital é possível impulsionar o crescimento do setor varejista no Brasil.


Notícias Relacionadas
Read More

Anfavea adere ao movimento Unidos Pela Vacina

Associadas da ANFAVEA estão em contato com várias prefeituras para facilitar apoio logístico de transporte e armazenagem, e também para oferecer as estruturas médicas das fábricas (enfermarias e profissionais de saúde) para campanhas de vacinação.