OPINIÃO: Domando o bicho de sete cabeças -

OPINIÃO: Domando o bicho de sete cabeças

E, claro que esta não se trata de uma escolha. Domar o bicho de sete cabeças é uma urgência. Sob pena de ser, muito rapidamente, devorado por ele.

Em 1994, o Novo Varejo apresentou a seus leitores um serviço então inovador ao aftermarket automotivo: a Central de Ofertas.

Numa época em que a internet passava longe das empresas, o sistema de informações de preços por telefone agilizava a rotina de cotações dos profissionais de compras dos varejos, ampliando o alcance dos anúncios veiculados nas edições impressas. Em complemento à Central de Ofertas, a publicação inaugurou no ano seguinte outro serviço para agilizar os pedidos dos varejistas junto aos distribuidores. Era o Autofax, um impresso publicado mensalmente para ser preenchido pelo leitor com suas demandas e encaminhado diretamente para o fornecedor pelo fax – ferramenta fundamental no varejo daqueles tempos. Sim, o fax.

Estas duas inovações – por assim dizer – foram relembradas em fevereiro último na edição que comemorou os 30 anos desta publicação. Começamos este texto com as duas citações para desenhar um cenário que ilustra bem o quanto evoluímos de lá para cá. É claro que o tempo transcorrido necessariamente teria de trazer transformações. Mas, por outro lado, elas foram muito mais disruptivas e revolucionárias do que aquelas a que assistimos nos 30 anos anteriores a 1994. Hoje vivemos a era daquilo que nossos pais e avós facilmente chamariam de “bicho de sete cabeças”: a inteligência artificial, assunto de nossa principal reportagem nesta edição.

A velocidade com que a IA vem avançando e o rumo que a tecnologia seguirá nos próximos anos – e décadas – de certa forma assustam pelas incertezas que trazem até aos mais estudiosos no assunto.

Mas, para nós, os simples mortais da rotina de trabalho diária, as ferramentas cada vez mais representam ganhos em qualidade e produtividade. É exatamente esse o foco da matéria de capa da edição 440 do jornal Novo Varejo Automotivo.  Trazer a inteligência artificial para o dia a dia do varejo de autopeças. Então, ponto de partida: a IA já está à sua disposição, amigo leitor, e, caso ainda não esteja usando, saiba que está perdendo um tempo precioso. São muitos os recursos gratuitos e de fácil aplicação na rotina de sua empresa.

A inteligência artificial está pronta para otimizar operações, além de redefinir a experiência do consumidor e a dinâmica competitiva. As lojas de autopeças vêm enfrentando desafios crescentes: a necessidade de manter um estoque de produtos cada vez mais diversificado, a complexidade na gestão de informações sobre peças, veículos, tributos, leis e a pressão para oferecer um atendi – mento ao cliente preciso, eficiente e de reposta imediata. A chegada da IA traz soluções inovadoras que prometem enfrentar esses desafios com uma abordagem mais inteligente e adaptativa. Esse é, de fato, o novo varejo. O ambiente de negócios a que as lojas de autopeças terão de inserir suas práticas, seus processos e sua gestão nos próximos anos. E, claro está, não se trata de uma escolha. Domar o bicho de sete cabeças é uma urgência. Sob pena de ser, muito rapidamente, devorado por ele.


Notícias Relacionadas