IA para anúncio em marketplaces e e-commerces é uma das ferramentas mais acessíveis aos varejos -

IA para anúncio em marketplaces e e-commerces é uma das ferramentas mais acessíveis aos varejos

Segundo Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina, um dos casos mais comuns em que a tecnologia se aplica é no preenchimento correto de anúncios em marketplaces.

O fato de a inteligência artificial não estar pronta para substituir processos e ações das empresas, porém, não significa que a IA não esteja preparada para auxiliar o varejo de maneira segura e assertiva. Segundo Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina, um dos casos mais comuns em que a tecnologia se aplica é no preenchimento correto de anúncios em marketplaces. “As ferramentas atuais de IA são utilizadas para descrever produtos, criar e editar imagens, ou seja, não tem mais a necessidade de ficar mexendo em Photoshop. Além disso, elas ajudam também na precificação”, afirma o executivo. Vale destacar que empresas como a Lynx e os próprios marketplaces como o Mercado Livre e o AliExpress reforçam a importância da categorização correta e de uma descrição assertiva do produto como fatores fundamentais para destacar produtos neste ‘ambiente aberto’ de concorrência.

Neste contexto, utilizar a IA para formular títulos com boas práticas, seguindo as orientações de um tamanho entre 100 e 180 caracteres, bem como de presença de palavras-chave já nos 20 primeiros caracteres, pode não apenas agilizar a inserção de produtos nesses ambientes, mas também a lucratividade dos negócios. “Os sistemas hoje já possuem uma inteligência que entende os cantos e os pontos-chave, facilitando a criação de benefícios tangíveis para o varejo. Existem recursos que você pode descrever um produto, e o sistema já sugere preços. Por exemplo, se você colocar ‘sapato’, ele busca no Google Shopping os preços disponíveis e sugere o preço de venda com base na concorrência “, aponta Garcia.


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