61% dos consumidores acreditam que a IA pode melhorar a competitividade de preços -

61% dos consumidores acreditam que a IA pode melhorar a competitividade de preços

Outro dado da pesquisa é que 26% dos participantes consideram que a IA trará benefícios aos consumidores por meio de processos de compra mais rápidos e eficientes.

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 inteligência artificial está transformando o varejo brasileiro e, consequentemente, a experiência de compra, além de oferecer novas oportunidades tanto para consumidores quanto para lojistas. Segundo a pesquisa “IA no Varejo”, realizada pelo Latam Retail Show em parceria com o QualiBest, 61% dos consumidores acreditam que a IA pode aumentar a competitividade por meio de melhores preços. Para os consumidores, os varejistas também serão beneficiados, 43% enxergam uma oportunidade de aumentar as vendas, acelerar processos e melhorar a tomada de decisões. O levantamento contou com a participação de 805 pessoas, representando o perfil do internauta brasileiro.
 

O estudo revela também que 32% dos entrevistados acreditam que os ganhos de eficiência proporcionados pela inteligência artificial vão compensar os custos, demonstrando uma visão otimista sobre a IA como uma solução econômica a longo prazo. As mulheres, no entanto, são um pouco mais conservadoras (0% acredita que isso dependerá do tipo de produto e da tecnologia utilizada.

Outro dado da pesquisa é que 26% dos participantes consideram que a IA trará benefícios aos consumidores por meio de processos de compra mais rápidos e eficientes.

Além disso, 26% acreditam que trará melhorias no atendimento ao cliente, por chatbots e assistentes virtuais, sendo que assistentes virtuais para ajudar nas compras, é a funcionalidade mais desejada pelos consumidores (43%). Os homens são os que mais estão ansiosos pelo apoio da assistência virtual de compras.

Qualidade dos produtos

Outro dado apresentado no levantamento é que 76% dos entrevistados afirmaram que a IA pode ajudar a melhorar a qualidade dos produtos oferecidos pelas lojas, tanto por meio de melhores recomendações quanto pelo controle de qualidade. Apenas 20% disseram que a IA não afetará a qualidade do produto.

Experiência de compra

Quando questionados sobre como a IA pode melhorar a experiência de compra online em comparação com as lojas físicas, 44% de todos os entrevistados afirmaram que ela pode proporcionar recomendações e uma navegação mais personalizada. Esse percentual aumenta para 51% entre os entrevistados com idades entre 25 e 34 anos, bem como entre aqueles com 35 a 44 anos.

Em contraste, entre os participantes com mais de 45 anos, cerca de 24% acreditam que a experiência online, mesmo com a IA, não superará a visita a uma loja física.

Desafios: privacidade e empregos

Apesar dos benefícios, a IA também levanta preocupações. Em relação à segurança, mais de 80% se sentem confortáveis com o uso da IA na personalização das ofertas, mas 46% têm algumas restrições em termos de privacidade.

Essa percepção é semelhante quando os entrevistados expressam suas preocupações sobre a quantidade de dados pessoais que as lojas de varejo podem coletar ao utilizar IA. Enquanto 53% afirmam estar preocupados, mas aceitam um certo nível de coleta, 33% se mostram muito preocupados. Entre as pessoas com mais de 45 anos, essa preocupação aumenta para 39%.
Quando o assunto é emprego, a pesquisa revela que 31% dos entrevistados acreditam que a implementação da IA pode resultar na perda de empregos. Entre as mulheres a preocupação é maior.

IA nos meios de pagamento no varejo

A adoção de novas tecnologias de pagamento baseadas em inteligência artificial (IA), como reconhecimento facial e biometria, está moldando o futuro do varejo. Mais de 80% dos consumidores afirmam estar dispostos a utilizar essas soluções, e esse percentual ultrapassa 50% entre o público com idades entre 25 e 44 anos. No entanto, 39% dos consumidores expressam preocupações com a segurança dessas tecnologias.
 

O avanço dessas formas de pagamento tem o potencial de transformar a experiência de compra, tornando o processo mais rápido e seguro, além de reduzir a necessidade de caixas físicos. Uma mudança que 26% dos participantes da pesquisa acreditam que se consolidará, com 32% dos entrevistados prevendo a introdução de novas tecnologias de pagamento.
 

Ao lado dessa revolução tecnológica, a IA surge como uma aliada na redução de fraudes nos pagamentos, conforme indicado por 80% dos entrevistados. Ao integrar sistemas mais avançados de detecção de anomalias, os varejistas podem aumentar a segurança das transações e, assim, conquistar a confiança dos consumidores.

Além disso, com a transição para um comércio cada vez mais digital e sem o uso de dinheiro físico, 49% dos consumidores acreditam que a IA pode acelerar esse movimento, transformando o varejo em um ambiente mais seguro e eficiente.

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