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XP Investimentos espera trimestre positivo para o varejo

Mesmo considerando algumas preocupações macroeconômicas, a corretora observa no setor tendências sólidas de receita, com expansão de margens na maioria das companhias

Com a proximidade da divulgação de resultados financeiros no final deste mês e durante a primeira quinzena do próximo, a XP Investimentos espera um terceiro trimestre positivo para as empresas do varejo, mesmo com preocupações macroeconômicas à vista.

“Devemos ver tendências sólidas de receita, com expansão de margens na maioria das companhias, já que o consumo melhorou e as iniciativas internas estão dando resultados”, afirmou a XP em relatório. “Em e-commerce, as margens devem continuar melhorando, apesar da demanda ainda fraca.”

Com variações, os analistas apontam quatro empresas como destaques da temporada: Grupo Mateus, C&A, SmartFit e Natura. (Confira abaixo o calendário de divulgações dos resultados trimestrais.)

“Esperamos uma temporada de resultados positiva para os varejistas, com dinâmicas de resultados melhorando, embora ofuscada por um sentimento deteriorado no setor por preocupações relacionadas ao cenário macroeconômico.”

O documento é assinado por Danniela Eiger, head de Varejo e cohead de Equity Research, e pelos analistas de Varejo Gustavo Senday e Laryssa Sumer. Para eles, as vendas nas mesmas lojas (SSS) continuarão sendo atingidas por “tendências desfavoráveis de inflação alimentar e ambiente mais competitivo, embora o GMAT [Grupo Mateus] deva ser um destaque”. Já as farmácias “devem apresentar resultados sólidos, com SSS acima da inflação e níveis de rentabilidade melhores”. A empresa nesse segmento citada como destaque é a Dimed (PNVL3).

Terceiro colocado no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Grupo Mateus, que opera na região Nordeste, divulgará resultados em 11 de novembro. A empresa teve faturamento bruto de R$ 30,2 bilhões em 2023. No primeiro semestre deste ano, registrou lucro líquido de R$ 588 milhões, crescimento de 11,9% sobre igual período do ano anterior. A receita bruta aumentou 23,2%, para R$ 17 bilhões. O Ebtida atingiu R$ 1,1 bilhão (+19,6%), com margem de 7,2%. Primeiro do ranking, o Carrefour abre a temporada de resultados, no dia 31 deste mês.

“Esperamos que os varejistas de baixa/média renda reportem um crescimento acelerado da receita, mais uma vez apoiado por volumes, margens melhores e níveis controlados de inadimplência”, afirmou a XP. “Quanto aos players de alta renda, VIVA [Vivara] deve ser o destaque, com crescimento acelerado da receita e expansão da margem Ebitda ajustada, enquanto AZZA [Azzas 2154] deve apresentar tendências de receita melhores, mas com margens ainda pressionadas pelos custos de integração, como esperado.”

A Azzas 2154 é resultado da fusão entre a Arezzo e o Grupo Soma. Teve receita bruta de R$ 2,9 bilhões no primeiro semestre (+7,1%) e Ebitda recorrente de R$ 203 milhões no segundo trimestre (+2,6%).

Em relação ao varejo alimentar, a XP vê um cenário “desafiante” e não acredita em grandes mudanças. “Esperamos que as dinâmicas de receita continuem pressionadas por tendências desfavoráveis de inflação alimentar, concorrência e poder de compra limitado, embora o GMAT deva ser um destaque, apoiado pela expansão da companhia (+22 novas lojas no último ano) e um desempenho sólido na sua campanha de aniversário.” Quanto às margens, o documento da XP Investimentos diz que “a implementação de serviços deve ser um problema para ASAI/CRFB [Assaí e Carrefour], mas a ASAI deve conseguir mitigar esse efeito, enquanto o GMAT deve entregar expansão de margens brutas e Ebitda.”

Para o e-commerce, a XP vê cenário semelhante ao do segundo trimestre. “As dinâmicas de receita devem continuar enfrentando demanda fraca pelas taxas de juros altas, embora esperamos que o crescimento e a rentabilidade melhorem sequencialmente, com a MGLU [Magalu] como destaque.”

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