confiança no varejo volta a crescer e reflete no varejo automotivo

Expectativa de boas vendas para o fim do ano interrompe quedas da confiança no varejo

Após cinco recuos consecutivos, Icec estabiliza, com destaque para aumento da intenção de contratar trabalhadores.
vendedor ajuda consumidora a escolher uma blusa cor de rosa dentro de uma loja de roupas
Crédito: Shutterstock

Estudo revela maior confiança no varejo. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), marcou 112,2 pontos em outubro, mantendo-se estável em relação a setembro e interrompendo uma sequência de cinco quedas. Comparado a outubro do ano passado, houve uma leve retração de 0,5%, a menor redução desde julho.

A confiança no varejo dos comerciantes nas condições econômicas atuais caiu 2,2%, com o índice ficando em 69,8 pontos, uma redução anual de 8,3%. O subindicador das condições atuais do comércio caiu 1,1%, mantendo-se em 86,1 pontos, abaixo da zona de satisfação. A confiança no setor recuou 1,1% no mês e 0,7% no ano, enquanto a percepção em relação às próprias empresas caiu 0,5%, apesar de uma leve alta anual de 0,3%. Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no comércio ampliado caíram 0,8% em agosto, refletindo os aumentos dos preços e as altas taxas de juros.

Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, a pressão inflacionária, somada à manutenção do ciclo de aumentos da taxa Selic, limita o crescimento do consumo e o potencial de investimento do setor. “No entanto, a expectativa de melhora sazonal nas vendas de final de ano traz certo alívio”, ressalta.

Contratação temporária deve impulsionar fim de ano

Apesar das adversidades econômicas, os comerciantes mostram intenção de aumentar investimentos, com o índice subindo 0,2%, totalizando 107 pontos. A disposição para contratação temporária se destaca, com um aumento de 1,1%, alcançando 127 pontos. O segmento de roupas, calçados e acessórios cresceu 0,6% no índice de intenção de contratação, mas caiu 2% em relação ao ano anterior. Supermercados e farmácias registraram um aumento de 1,3% no mês e 6,4% no ano. O setor de eletrônicos e veículos teve um leve crescimento mensal de 0,1% e 6,5% anual.

O economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, aponta que, embora haja cautela, os empresários estão otimistas para as vendas de fim de ano. “Essa melhora das expectativas reflete confiança no setor, apesar de um cenário econômico complexo e indefinido”, avalia.

Bens duráveis sentem o impacto dos juros, mas expectativas melhoram 

O segmento de bens duráveis, como eletrônicos e veículos, foi o mais afetado pelos juros elevados, com uma queda de 0,8% na confiança dos comerciantes. Ainda assim, as expectativas para o setor cresceram 1,2%, o maior aumento entre os grupos analisados. No comércio de bens essenciais, como supermercados e farmácias, a confiança caiu 0,4%, refletindo as pressões inflacionárias. Já o setor de roupas e acessórios teve alta de 0,4% no Icec, impulsionada pela confiança nas suas próprias empresas.

O índice de confiança no varejo referente às condições atuais do comércio para roupas, calçados e tecidos caiu 1%, atingindo 81,5 pontos, enquanto o de supermercados e farmácias caiu 0,7% no mês. Eletrônicos e veículos registraram a maior queda mensal, de 4,3%, mas apresentaram alta anual de 6,8%.

No índice de expectativas, o segmento do vestuário cresceu 0,7%, mas caiu 6% no ano, enquanto o de supermercados e farmácias subiu 0,4% no mês e caiu 2,7% no ano. O de eletrônicos e veículos teve um aumento de 1,2% no mês e 0,7% no ano.

Sincopeças Brasil indica otimismo em relação ao ‘trimestre de ouro’ para o varejo

Período marca datas que, com criatividade estratégias, podem também ter repercussão positiva no aftermarket automotivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas
Read More

Rota 45: Cadeia de valor como um todo ganha com a iniciativa

O programa tem como público-alvo as microempresas de reparação de veículos e varejistas de autopeças, entretanto, seus resultados serão externados à cadeia de valor formada por indústrias de autopeças, montadoras de veículos, concessionárias, distribuidores, seguradoras e toda sociedade