Decidir quais peças comprar, em que quantidade e quais linhas investir sempre foi um desafio para os responsáveis pelas compras nos varejos e distribuidores no mercado brasileiro. No setor de aftermarket automotivo, essa dificuldade é ainda maior devido a características peculiares, como a multiplicidade de aplicações, a diversidade de marcas e a complexidade técnica dos produtos. Essa situação se agrava com as constantes mudanças no perfil da frota, que adicionam uma nova camada de complexidade ao processo de aquisição de peças.
A boa notícia é que, com o avanço da padronização dos produtos, a criação de catálogos mais inteligentes e os avanços tecnológicos voltados para o aftermarket automotivo, é possível ter mais previsibilidade ao enfrentar esses desafios. Em um estudo inédito, buscamos entender como o processo de pulverização da frota impacta o dia a dia dos tomadores de decisão e quais são as principais soluções que podem ser adotadas pelas empresas para se prepararem para os desafios futuros. Isso ajuda a mitigar os riscos tanto de adquirir produtos desalinhados com a estratégia comercial quanto de perder vendas por falta de mercadoria.
A Evolução da Frota e seus Impactos no Estoque
Em 1994, 55% dos veículos em circulação no Brasil eram com – postos por apenas 10 modelos, enquanto os veículos que figuravam abaixo da 31ª posição no ranking de frota (a chamada “cauda longa”) representavam 15% dos negócios. Isso permitia que empresas focadas em produtos de alto giro (curvas A, B e C) capturassem 85% do potencial de negócios no mercado de reposição automotiva. No entanto, o aumento da variedade de marcas e modelos, aliado a mudanças no comportamento de compra de carros novos, alterou drasticamente esse cenário.
Atualmente, a cauda longa já representa 43% dos negócios em autopeças, e essa tendência continua a transformar as relações comerciais no setor. Um dos principais efeitos desse fenômeno é o impacto no capital de giro das empresas. Em uma pesquisa exploratória realizada na cidade de São Paulo, identificamos que um distribuidor médio mantém cerca de 26 milhões de reais em estoque, enquanto um atacarejo aloca mais de 11 milhões de reais e uma loja de médio porte aproximadamente 2 milhões de reais. Com o avanço da pulverização da frota, esses valores devem crescer ainda mais. As projeções da Fraga Inteligência Automotiva, apontam que, até 2030, os agentes comerciais precisarão aumentar seus estoques em 11,09% em termos reais (descontada a inflação) para manter sua competitividade e participação de mercado.
Estratégias para Enfrentar os Desafios da Pulverização
Para lidar com o aumento da diversidade da frota e garantir uma cobertura de linha eficiente, é fundamental que as empresas adotem estratégias de gestão mais avançadas. O estudo revelou que, apesar dos altos investimentos em estoque, o setor ainda encontra dificuldades para manter índices de cobertura competitivos. Isso torna cada vez mais difícil para o aplicador ou proprietário de veículos encontrar uma solução completa com um único fornecedor. A resposta para esses desafios está no uso de ferramentas de gestão e tecnologia mais eficientes.
A seguir, listamos algumas dicas para melhorar a inteligência de compras de sua empresa:
- Utilize catálogos padronizados
Com uma base de catálogos organizada, é possível identificar veículos para os quais ainda não há produtos ou fornece – dores cadastrados, facilitando a análise de viabilidade para a aquisição de itens específicos.
- Acesse bases de dados de frota circulante
Soluções como as oferecidas pela Fraga, que combinam dados de frota com catálogos padronizados, permitem identificar prioridades para investigação e análise de compras. Também estão disponíveis no mercado, soluções menos sofisticadas como tabelas públicas de emplacamentos de carros que já podem dar um panorama melhor do que apenas o feeling e a capacidade técnica do time de compras.
- Calcule a cobertura de linha
Identifique quais famílias de produtos geram maior volume de vendas e rentabilidade. Mantenha um nível de abastecimento confortável, acima de 95% de cobertura e monitore-a com ferramentas tecnológicas.
- Acompanhe os lançamentos do setor.
Mantenha-se atualizado sobre novos produtos apresentados por seus fornecedores. Sites especializados, como o www.informeafter – market.com.br, podem facilitar a busca por novidades, mantenha centralizada uma base com todos os lançamentos de novos itens de seus fornecedores e periodicamente, revisite todas as oportunidades, identificando por exemplo se já houve procura, cotações ou frota circulante para os produtos lançados.
5. Construa uma equipe de analistas de mercado
Uma equipe dedicada a gerenciar e interpretar dados estratégicos pode transformar informações em ações que favoreçam o seu negócio. Se a informação é o ativo mais valioso no mercado atual, saber utilizá-la da forma correta é a regra número um desse jogo. Uma equipe de dados bem equipada e com liberdade de expor aná – lises aos tomadores de decisão é fundamental para o sucesso nos negócios daqui em diante. Diante de um mercado cada vez mais complexo e dinâmico, as empresas do setor de aftermarket automotivo precisam estar preparadas para adaptar suas estratégias de compra e gestão de estoque. A adoção de ferra – mentas tecnológicas, o uso inteligente de dados e a capacidade de antecipar tendências serão diferenciais cruciais para se manter competitivo e atender à crescente diversidade de demandas. Mais do que nunca, informação e agilidade são fundamentais para garantir que os tomadores de decisão possam mitigar riscos, otimizar seus investimentos e transformar desafios em oportunidades. O futuro do aftermarket automotivo pertence àqueles que souberem navegar pela complexidade com inteligência e inovação. Estamos prontos para ajudá-los nessa jornada rumo à eficiência e ao sucesso. Conte conosco para transformar dados em resultados e soluções em diferenciais competitivos.