Faturamento da indústria cresce 5,6% e alcança maior alta em 14 anos, aponta CNI -

Faturamento da indústria cresce 5,6% e alcança maior alta em 14 anos, aponta CNI

Levantamento também mostra que o emprego industrial subiu 2,2% no ano passado
Crédito: Shutterstock

O faturamento real da indústria de transformação cresceu 5,6% em 2024, em relação ao ano anterior, revelam os Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta sexta-feira (7). Trata-se da maior alta do indicador desde 2010. O resultado ocorre mesmo com a queda de 1,3% registrada na passagem de novembro para dezembro. 

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a última edição dos Indicadores Industriais de 2024 mostra que o setor teve um ano positivo.


“A demanda por bens industriais foi forte ao longo de 2024, estimulada por um mercado de trabalho aquecido, pela expansão fiscal e pelo aumento das concessões de crédito. A combinação desses impulsos manteve o consumo e o investimento fortes, o que se refletiu no faturamento”, explica Azevedo.

Mercado de trabalho industrial teve bom desempenho

Em dezembro, o emprego industrial não mudou. Com isso, os postos de trabalho do setor fecharam com aumento de 2,2% em 2024. Já a massa salarial e o rendimento médio do trabalhador do setor caíram 0,5% em dezembro. Apesar disso, o primeiro indicador encerrou o ano passado com crescimento de 3%, enquanto o segundo, com alta de 0,8%. 

Mais sobre os Indicadores Industriais

A pesquisa Indicadores Industriais identifica, mensalmente, a evolução de curto prazo da atividade industrial, especificamente da indústria de transformação.

Como pesquisa conjuntural, é importante para indicar o comportamento da atividade industrial por meio de variáveis como faturamento, horas trabalhadas na produção, emprego, rendimento médio, massa salarial e UCI.

A pesquisa teve início em 1992 e resulta de parceria da CNI com as Federações Estaduais das Indústrias. Os estados pesquisados respondem a mais de 90% do produto industrial brasileiro.


Notícias Relacionadas
Read More

Com venda reduzida, varejo adia pedidos

iante dessa freada brusca no consumo que vinha se recuperando, indústrias correm o risco de reeditar o cenário que houve em abril do ano passado, quando a produção parou por causa da primeira onda de covid-19.
Read More

Preços recordes dão nova vida à indústria do aço

A crescente demanda industrial impulsiona o rali, quando siderúrgicas tentam aumentar a oferta depois de ficarem ociosas durante a pandemia. Além disso, potências como China e Rússia buscam limitar as exportações para ajudar outros setores no país.