Desempenhos da Riosulense (RSUL4) e da Fras-le (FRAS3) levaram IAA para o campo positivo em fevereiro -

Desempenhos da Riosulense (RSUL4) e da Fras-le (FRAS3) levaram IAA para o campo positivo em fevereiro

Índice superou Ibovespa e fechou o mês em +0,92%
Display com preços de ações no moderno centro de visitantes da B3, Bolsa de Valores de São Paulo, Brasil
Crédito: Shutterstock

Fevereiro não foi fácil para quem investe no mercado de ações. As tarifas comerciais anunciadas pelo presidente norte-americano geraram tensões nas bolsas de valores em todo o mundo, agravadas ainda mais pelo desentendimento entre Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

No Brasil, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, não ficou imune a esse cenário, somando-se à crescente queda de popularidade do presidente Lula e encerrou o mês com queda de -1,01%.

O IAA, por sua vez, seguiu na direção contrária com uma variação mensal estável no campo positivo de +0,92% puxada pelos surpreendentes desempenhos das ações da Riosulense (RSUL4), que subiram +18,26% no período e da Fras-le (FRAS3) +11,18%.

Os papéis da Randon (RAPT4mantiveram-se estáveis, com variação de +0,34%. Enquanto as demais ações automotivas que compõem o IAA registraram quedas no segundo mês do ano: Mahle Metal Leve (LEVE3) -1,18%; Schulz (SHUL4) -2,48%; Tupy (TUPY4) -3,29%; Iochpe-Maxion (MYPK3) -6,46% e Marcopolo (POMO4) -9,03%,

Índice das Ações Automotivas

O IAA é o índice criado pelo After.Lab para medir as movimentações nas ações das empresas do setor automotivo listadas em Bolsa. Mesmo que ainda sejam poucas as empresas a operar nessa modalidade, já são suficientes para proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao universo automotivo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.
A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o IAA – Índice de Ações Automotivas, indicador médio medido entre a variação das sete empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento das ações automotivas em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.
Assim, o After.Lab – núcleo de pesquisa e inteligência de negócios com foco no aftermarket automotivo – cria mais um índice semanal para o mercado usar como benchmarking para avaliação comparativa do desempenho do mercado automotivo, balizando-o pelas operações de grandes empresas de todos os setores de negócios, gerando assim uma visão analítica balizada pelos sensíveis índices medidos nos pregões de ações diariamente.


Notícias Relacionadas
Read More

VW Gol é o carro mais vendido no Brasil em 2021

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no ano passado, as vendas de carros de passeio e comerciais leves usados chegaram a 11.235.343 unidades, quase seis vezes mais que os 1.974.431 emplacamentos de 0 km registrados em 2021.