As principais montadoras querem que o Congresso proíba o plano histórico da Califórnia de acabar com a venda de veículos movidos somente a gasolina até 2035, que foi adotado por outros 11 estados, alertando que as regras podem começar a impactar as remessas de veículos em alguns meses.
A Câmara dos Deputados dos EUA dos EUA votará no final desta semana sobre legislação para revogar uma isenção concedida pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA sob o ex-presidente Joe Biden em dezembro, permitindo que a Califórnia exigisse pelo menos 80% de veículos elétricos até 2035.
A Aliança para Inovação Automotiva, que representa a General Motors, Toyota, Volkswagen Hyundai e outras grandes montadoras, disse em uma carta divulgada na segunda-feira carro as empresas poderão em breve ser “forçadas a reduzir substancialmente o número total de veículos à venda para inflar sua proporção nas vendas de veículos elétricos”.
Resta saber se o Congresso pode revogar a isenção por meio da Lei de Revisão do Congresso. Em março, o Escritório de Prestação de Contas do Governo (Government Accountability Office) afirmou que a isenção não pode ser revogada pela CRA, que exige apenas a maioria do Senado dos EUA.
A Câmara dos Deputados dos EUA dos EUA também planeja votar para impedir que a Califórnia exija novos padrões de poluição e um número crescente de caminhões comerciais elétricos com emissão zero, além de outra votação para a regulamentação de baixo NOx, ou baixo óxido de nitrogênio, para veículos e motores pesados de rodovias e off-road.
As regras da Califórnia exigem que 35% dos veículos leves do ano modelo 2026 sejam modelos com emissão zero — um número que as montadoras dizem ser impossível de atingir, dadas as vendas atuais — subindo para 68% até 2030.
O estado afirma que a regra é crucial para atingir as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e reduzir os poluentes que formam o smog. Alguns estados, como Maryland, adiaram o cumprimento dessas regras para além de 2026.
A Califórnia anunciou pela primeira vez um plano em 2020 para exigir que, até 2035, pelo menos 80% dos carros novos vendidos sejam elétricos e até 20% modelos híbridos plug-in.
O Departamento de Transportes dos EUA está agindo separadamente para desfazer as regras agressivas de economia de combustível adotadas por Biden.









