Débitos municipais em aberto poderão ser inscritos em Dívida Ativa -

Débitos municipais em aberto poderão ser inscritos em Dívida Ativa

Inscrição em Dívida Ativa formaliza o débito nos cadastros públicos e autoriza a cobrança tanto judicial quanto extrajudicial
alt=homem segurando uma caneta faz contas em um calculadora para checar números e dados em gráficos coloridos
Crédito: Shutterstock

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, e de sua assessoria de comunicação, informou as entidades com atuação na capital que, a partir de junho de 2025, iniciará a inscrição em Dívida Ativa de todos os débitos tributários definitivamente constituídos, exigíveis e pendentes de pagamento no sistema da Nota do Milhão, conforme previsto na legislação municipal.

A inscrição em Dívida Ativa formaliza o débito nos cadastros públicos e autoriza a cobrança tanto judicial quanto extrajudicial, com a incidência de juros, multas, honorários advocatícios, taxas cartorárias e possibilidade de protesto. A medida também pode acarretar o ajuizamento de execução fiscal, com bloqueio de bens e valores, além de impedir a emissão de certidão negativa de débitos – requisito essencial para participação em licitações e contratos com a Administração Pública.

Diante desse cenário, o Município orientou os contribuintes que consultem sua situação fiscal, a fim de verificar se há débitos pendentes e, sendo o caso, se tais créditos são exigíveis. A consulta pode ser feita por meio do Demonstrativo Unificado do Contribuinte (DUC), que pode ser acesso neste link, ou pelo Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), acessível aqui , onde também foram encaminhadas mensagens com informações detalhadas sobre eventuais pendências em aberto.

Caso o contribuinte identifique a existência de débitos válidos e deseje regularizá-los, é possível realizar o pagamento à vista ou optar por parcelamento. O Município oferece o Programa de Parcelamento Administrativo de Débitos Tributários (PAT), com possibilidade de parcelamento em até 60 vezes, que pode ser acessado neste link.  

Adicionalmente, é recomendável consultar o programa “Fique em Dia” da Prefeitura, que apresenta condições especiais de regularização por meio da transação dos débitos, inclusive com editais em vigor que podem prever descontos e outras facilidades. As informações estão disponíveis neste link, e no portal de serviços.

A verificação da situação fiscal e a adoção de medidas de regularização antes da inscrição em Dívida Ativa podem evitar encargos adicionais e preservar a regularidade fiscal junto ao Município.


Notícias Relacionadas
Read More

Reforma tributária deve ficar para 2023

Reforma da legislação tributária vem sendo debatida no Brasil há pelo menos duas décadas. Além da PEC 110, está em debate no Parlamento a PEC 45/2019, da Câmara. A principal convergência entre as duas propostas é a extinção de diversos tributos que incidem sobre bens e serviços. Eles seriam substituídos por um só imposto sobre valor agregado (IVA). A unificação de impostos tem algumas vantagens: simplicidade na cobrança; diminuição da incidência sobre o consumo; e uniformidade em todo o país.