Ações automotivas acompanham Ibovespa e desaceleram -

Ações automotivas acompanham Ibovespa e desaceleram

IAA encerrou semana de 19 a 23 de maio em -0,61%; enquanto variação do Ibovespa foi de -0,98%.
ações automotivas na bolsa de valores de São Paulo
Crédito: Shutterstock

A semana de 19 a 23 de maio foi marcada por dois momentos distintos: nos primeiros dias, o otimismo que tomou conta do mercado e fez com que o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores do País, fechasse em patamar recorde deu lugar ao pessimismo diante do temor de aumento da dívida pública no Brasil — e nos Estados Unidos, o que pode levar a um aumento da inflação. Nesse cenário, o Ibovespa encerrou o período em queda de -0,98%.

As ações automotivas acompanharam esse movimento e desaceleram e o IAA ficou em -0,61%.

Com exceção da Mahle Metal Leve (LEVE3)  +6,09% e da Tupy (TUPY4) +2,71%, as demais ações que compõem a carteira automotiva desvalorizaram na semana: Schulz (SHUL4) -1,09%; Riosulense (RSUL4) -1,22%;  Marcopolo (POMO4) 1,84%; Iochpe-Maxion (MYPK3) -1,95%; Randon (RAPT4-3,06% e  e Fras-le (FRAS3) -4,53%.

Na  semana, o JPMorgan elevou Metal Leve à compra e reitera preferência por Marcopolo e Randoncorp. Revisão levou em conta as incertezas sobre o setor automotivo norte-americano devido às tarifas de importação nos EUA.

Índice das Ações Automotivas

O IAA é o índice criado pelo After.Lab para medir as movimentações nas ações das empresas do setor automotivo listadas em Bolsa. Mesmo que ainda sejam poucas as empresas a operar nessa modalidade, já são suficientes para proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao universo automotivo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.
A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o IAA – Índice de Ações Automotivas, indicador médio medido entre a variação das sete empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento das ações automotivas em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.
Assim, o After.Lab – núcleo de pesquisa e inteligência de negócios com foco no aftermarket automotivo – cria mais um índice semanal para o mercado usar como benchmarking para avaliação comparativa do desempenho do mercado automotivo, balizando-o pelas operações de grandes empresas de todos os setores de negócios, gerando assim uma visão analítica balizada pelos sensíveis índices medidos nos pregões de ações diariamente.


Notícias Relacionadas
Read More

Setor de Recursos Humanos deve se adequar à LGPD para realizar novas contratações

A aplicação de multas referente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no início do mês, mas muitas empresas ainda estão despreparadas para atuar de acordo com a nova legislação. Prova disso é uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, que indica que quase 40% de 207 organizações entrevistadas reconhecem que não estão plenamente adequadas às normas.