Aumento do IOF impacta diretamente as pequenas empresas -

Aumento do IOF impacta diretamente as pequenas empresas

Ao encarecer o crédito e a antecipação de recebíveis, decisão do governo compromete os investimentos e tende a pressionar os preços ao consumido
Crédito: Shutterstock

A recente decisão do governo federal de elevar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) acende um sinal de alerta para empresários e consumidores. As mudanças refletem diretamente no desempenho das pequenas empresas, incluindo aquelas enquadradas no Simples Nacional — que representam 97% dos negócios no País e respondem por cerca de 26,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Com a nova alíquota de 1,95% ao ano (a.a.) sobre operações de crédito, ante o 0,88% vigente anteriormente, os negócios desse regime terão ainda mais dificuldades para acessar financiamentos. Além disso, o aumento da carga sobre a antecipação de recebíveis — mecanismo essencial para preservar o fluxo de caixa — compromete a saúde financeira desses empreendimentos, sobretudo em momentos de instabilidade.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o efeito combinado desses aumentos trará consequências negativas aos setores de Comércio, Serviços e Turismo. Ao encarecer o crédito, a medida inibe novos investimentos e tende a forçar o repasse de custos ao cliente final. O resultado é uma retração no consumo, justamente em um momento em que a economia ainda busca fôlego diante de uma inflação persistente.

A FecomercioSP entende que não há mais espaços para aumentos de tributos que sufoquem o consumidor e o empresário. Os impostos, independentemente de quais, sempre chegarão à população e às empresas causando danos à competitividade, à renda e ao bem-estar. O Brasil precisa, com urgência, de uma política fiscal eficiente, que promova crescimento e confiança, e não de medidas arrecadatórias que penalizem a atividade produtiva.

A modernização do Estado por meio de uma agenda de reformas é uma das principais bandeiras defendidas pela Entidade, com o apoio e a parceria de uma coalizão de entidades e organizações. Recentemente, a FecomercioSP uniu forças com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em defesa da Reforma Administrativa, visando oferecer melhores serviços públicos à sociedade e criar um ambiente de negócios mais dinâmico.


Notícias Relacionadas
Read More

A.TV já está na Automec

Durante todos os dias de feira, canal do aftermarket automotivo no Youtube irá transmitir flashes da Automec e edições especiais de nossos programas.