Confiança do consumidor paulista cai 5 pontos em julho e volta ao nível negativo -

Confiança do consumidor paulista cai 5 pontos em julho e volta ao nível negativo

Indicador da Associação Comercial de São Paulo sugere que os juros e o endividamento elevados começam a segurar o ímpeto do consumidor
Crédito: Shutterstock

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), voltou ao patamar negativo em julho ao recuar 5 pontos na variação mensal, atingindo 95 pontos. O indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que resultados abaixo de 100 mostram um consumidor pessimista.

Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, “a piora da confiança dos consumidores paulistas, pode ser explicada pelo alto grau de endividamento das famílias e pelos efeitos negativos das elevadas taxas de juros sobre a atividade econômica.”

Segundo ele, “a desaceleração econômica, que já se manifesta no estado de São Paulo, poderá continuar gerando queda na confiança dos consumidores ao longo dos próximos meses.”

No recorte por classes socioeconômicas, o ICCP apresentou resultados mistos: houve aumento de confiança entre famílias da classe DE e queda entre aquelas das classes AB e C.

A percepção das famílias quanto à situação financeira atual piorou, com destaque para a redução da segurança no emprego. Além disso, houve deterioração nas expectativas futuras em relação à renda e ao mercado de trabalho.

Cidade de São Paulo

A ACSP também elabora o Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP), que recuou 6,4% na passagem de junho para julho, chegando aos 87 pontos. Os motivos para o recuo são os mesmos apontados por Ruiz de Gamboa para o indicador que mede o humor do consumidor paulista.

Na capital, a confiança caiu em todas as classes sociais, com destaque para a classe AB que apresentou a maior retração. Também houve piora das percepções em relação à situação atual, com redução da segurança no emprego e das expectativas futuras de emprego e renda.

Segundo a ACSP, quando os indicadores de confiança recuam, apontam que os consumidores estão menos dispostos a adquirir bens de maior valor.


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