IAA encerra semana com variação positiva de +0,62% -

IAA encerra semana com variação positiva de +0,62%

Das oito empresas que compõem a carteira automotiva, quatro fecharam em alta; com destaque para a Marcopolo (POMO4) +5,17%
ações automotivas na bolsa de valores de São Paulo
Crédito: Shutterstock

A semana de 28 de julho a 01 de agosto chegou ao fim, após muita turbulência no mercado de ações brasileiro. Quem temia por mais uma queda brusca nos índices acionários, pode respirar um pouco melhor. O Ibovespa recuou -0,81% diante dos números fracos de emprego nos Estados Unidos e de um certo alívio sobre as tarifas aos produtos brasileiros exportados para aquele país, já que 700 itens ficaram isentos das sobretaxas.

As ações automotivas também reagiram positivamente ao anúncio de que peças automotivas estão fora da lista de produtos com tarifas de 50%. O IAA encerrou a semana com variação positiva de +0,62% com destaque para as Marcopolo (POMO4) que registrou uma alta de+5,17%.

Frasle (FRAS3) +3,50%; Iochpe-Maxion (MYPK3) +1,27% e Riosulense (RSUL4) +1,04% obtiveram resultados positivos.

Já as ações da Mahle Metal Leve EVE3) recuaram levemente -0,04%; Randon (RAPT4-0,28%; Schulz (SHUL4) 1,96% e as da Tupy(TUPY4) sofreram a maior queda semanal – 4,30%.

Índice das Ações Automotivas

O IAA é o índice criado pelo After.Lab para medir as movimentações nas ações das empresas do setor automotivo listadas em Bolsa. Mesmo que ainda sejam poucas as empresas a operar nessa modalidade, já são suficientes para proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao universo automotivo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.
A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o IAA – Índice de Ações Automotivas, indicador médio medido entre a variação das sete empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento das ações automotivas em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.
Assim, o After.Lab – núcleo de pesquisa e inteligência de negócios com foco no aftermarket automotivo – cria mais um índice semanal para o mercado usar como benchmarking para avaliação comparativa do desempenho do mercado automotivo, balizando-o pelas operações de grandes empresas de todos os setores de negócios, gerando assim uma visão analítica balizada pelos sensíveis índices medidos nos pregões de ações diariamente.


Notícias Relacionadas
Read More

Ford encerra produção de veículos no Brasil

A montadora atenderá a região com seu portfólio global de produtos, incluindo alguns dos veículos mais conhecidos da marca como a nova picape Ranger produzida na Argentina, a nova Transit, o Bronco, o Mustang Mach 1, e planeja acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados.