Líderes do Aftermarket Automotivo discutem futuro do setor na Argentina -

Líderes do Aftermarket Automotivo discutem futuro do setor na Argentina

Esta edição contou com a participação de 550 representantes de fabricantes, distribuidores, pequenos comerciantes, especialistas em mecânica, câmaras e associações profissionais do setor, jornalistas, entre outros.

Na última terça-feira, 19 de agosto, no Goldencenter Eventos de Parque Norte, ocorreu a 5ª edição do Encontro de Líderes do Mercado de Reposição “Recalculando estratégias para a nova dinâmica do Aftermarket”, um evento que eleva toda a cadeia de valor do mercado de reposição a um novo patamar.


Este espaço de networking setorial e comercial, organizado pela AFAC com o apoio da Automechanika Buenos Aires, é um evento bienal que reúne toda a cadeia de valor do setor, cujo objetivo é gerar um espaço de análise e intercâmbio de temas relacionados ao mercado de reposição, o que representa um lembrete da importância da atividade de direção de veículos em nosso país.

Esta edição contou com a participação de 550 representantes de fabricantes, distribuidores, pequenos comerciantes, especialistas em mecânica, câmaras e associações profissionais do setor, jornalistas, entre outros.

A abertura foi feita por Juan Cantarella, Presidente Executivo da AFAC, que destacou a importância de uma agenda conjunta com meus colegas e colegas do mercado de reposição e de trabalhar com as juntas como uma cadeia de valor: “A colaboração, a sinergia que se gera quando trabalhamos com juntas, de um lugar para outro, é o que fazemos. Esta é a chave para alcançar melhores resultados, mais atividade na oficina e clientes mais satisfeitos. É por isso que o trabalho conjunto em toda a cadeia de valor do mercado de reposição é tão importante. FAATRA. A agenda do mercado de estoque inclui tudo e cada item faz parte dela”.

Referimo-nos ao trabalho do grupo em defesa do direito à livre escolha para a reparação de veículos e ao desenvolvimento do SUAP, Sistema Único de Peças Automotivas, que permite padronizar e validar as informações relativas às aplicações dos itens, permitindo manter as informações unificadas e acessíveis o tempo todo para diferentes canais de comercialização.

No primeiro painel, Florencia Delucchi, Diretora Geral da GiPA S.A. para Argentina, Chile e Peru, analisou as tendências pós-evento, a evolução das necessidades e preferências dos consumidores, explicando o desenvolvimento e a evolução do segmento de veículos ao longo de mais de 10 anos, o impacto no pós-venda, o prolongamento do tempo de armazenagem do veículo, a melhoria do nível de utilização, o aumento do “faça você mesmo”, a compra de itens em crescimento, os principais fatores, as tendências e o potencial da loja.

Percebi que o segmento do parque jovem está em fase de desenvolvimento e a recuperação começa com a evolução que está ocorrendo nos ventos. O parque com mais de 15 anos acumula protagonismo, representando mais de um terço do mercado. Além disso, a principal parcela que gera o pós-lançamento vem do mercado antigo, com mais de 10 anos de existência, o que nos obriga a adaptar as estratégias e os portfólios de todos os participantes.

Verónica Bokser, Gerente Geral da Nubo S.R.L., foi a moderadora do painel.

Já o painel sobre Inteligência Artificial Generativa, apresentado por Ernesto Mislej, Cientista Chefe de Dados e Cofundador da 7Puentes, explica o que vem por aí para o ChatGPT e como trabalhar com IA.

A IA como se tornou competitiva: aplicações imediatas em processos com os quais você já está familiarizado e em processos de análise de dados críticos para o negócio. Controle de estoque com suporte de visão computacional, chatbot para vendas e atendimento ao cliente, inteligência de negócios com IA, previsão de demanda sazonal e otimização de estoque.

“A inteligência artificial não é a tecnologia do futuro, é uma solução prática para os problemas de hoje”, disse Mislej.
María Belén Lo Russo, Gerente de Varejo Exterior e Diretora da Baigorria Industrial, o acompanhou como moderadora do painel.

O painel sobre o setor automotivo e a potencial demanda do mercado de realocação foi moderado por Fernando Palasciano, Gerente Sênior de Vendas da DRiV Argentina, com a participação de Salvador Lupo (Presidente da FAATRA), Esteban Martín (Tesoureiro da FACCERA), Virginia Monayer (Diretora da Expoyer S.A.) e Rodolfo Cribellini (Presidente da Promotive Latam Data Solutions).


Todas as explicações sobre a cadeia de valor do mercado de reposição em um mesmo painel, explicando as decepções que cada uma enfrenta.
Asimismo, Cribellini oferece informações globais e latino-americanas sobre o setor automotivo, realiza uma comparação entre a Argentina e a região em termos de eletrificação, explica a diversidade e a complexidade do setor automotivo argentino e seu impacto no mercado de reposição.


Ele explica que a eletrificação da frota automotiva na América Latina ainda é muito pequena.
Ele também indicou que 555.100 unidades estão sendo vendidas na Argentina, após o período dos últimos 10 anos, e serão necessários aproximadamente 24 anos para renovar completamente o estacionamento. Mais de 1.565.000.000 unidades estão em circulação em todo o mundo.

Você, e com uma provisão de 91.180.000 nos últimos 10 anos, precisa renovar completamente o estacionamento de 17 anos.


Considerando a diversidade e a complexidade da indústria automotiva argentina, a incorporação acelerada de novas tecnologias e a padronização das informações, o mercado automotivo argentino vive uma das maiores diversificações da indústria automotiva de sua história. “Em um mercado de reposição mais diverso e tecnologicamente exigente, não se trata do que cada peça de aço moldada representa. Trata-se de unir necessidades, alinhar objetivos e seguir em frente”, concluiu Cribellini.


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