O futuro já começou. A festa é sua? -

O futuro já começou. A festa é sua?

Se o mercado passou por uma revolução a partir do advento da injeção eletrônica, na década final do século passado, o que assistimos hoje é quase um ‘big bang’ que desafia e convida empresários, gestores e profissionais a um processo diário de adequação.

Um dos compromissos inegociáveis do jornalismo da Nhm – Novomeio Hub de Mídia, que publica há 31 anos este Novo Varejo Automotivo, é antecipar tendências e fatos, garantindo que nossos leitores possam se preparar para as transformações que a cada dia acontecem com maior velocidade no Aftermarket Automotivo. Se o mercado passou por uma revolução a partir do advento da injeção eletrônica, na década final do século passado, o que assistimos hoje é quase um ‘big bang’ que desafia e convida empresários, gestores e profissionais a um processo diário de adequação.

Vivemos uma era de inovações disruptivas, marcada por evolução tecnológica que ultrapassa a imaginação dos autores de ficção científica. E são esses movimentos que temos nos dedicado a acompanhar muito de perto para que você não seja surpreendido na condução dos negócios de sua empresa. Felizmente, em geral temos atingido nossos objetivos. No espaço dedicado ao resumo do que publicamos há 100 edições, vemos duas reportagens que foram destaques em outubro de 2022. Nelas, tratamos do avanço da concorrência dos marketplaces e das montadoras no mercado de reposição. Agora, quase três anos depois, revisitamos exatamente os mesmos temas – não por coincidência, mas porque eles estão na ordem do dia.

E como foi a jornada de outubro de 2022 a agosto de 2025? No quesito marketplaces, o Mercado Livre só cresceu na venda de peças e acessórios, contando não mais apenas com anunciantes independentes – pessoas físicas e jurídicas –, mas também com o prestígio de lojas próprias dos fabricantes de autopeças e montadoras. Mas o iceberg vai muito mais fundo: após abrir sua plataforma para vendedores brasileiros em 2020, a chinesa Shopee não parou mais de crescer, tornando-se uma concorrente de peso para o ML nos produtos automotivos. Agora, vem consolidando também lojas oficiais dos principais players do setor, como relata nossa reportagem de capa.

Já no quesito montadoras, e focando na Stellantis, vimos no final de 2023 a notícia – dada por nós com exclusividade, aliás – da aquisição de 70% do tradicionalíssimo Grupo DPaschoal pela fabricante multimarcas. Um passo importantíssimo para a conquista de espaço no mercado, que agora é acompanhado pela inauguração do primeiro centro de desmontagem de veículos de uma montadora na América do Sul. Com capacidade para reciclar 8 mil carros por ano, a operação ainda é bastante modesta considerando o tamanho do parque circulante brasileiro. Mas isso não diminui sua relevância. Com ela, a Stellantis abraça uma nova frente no mercado de reposição, adquirindo know how para atuar em diferentes segmentos. Pois é, aquilo que um dia foi o futuro hoje faz parte dos desafios que só crescem para o Aftermarket Automotivo. Conforme mostra o relatório da frota também publicado nesta edição, trata-se de um mercado que continuará gigante e atraente. Mas, só serão convidados para esta festa aqueles que entenderem a configuração de um novo trade que se constrói hoje, agora, bem diante dos nossos olhos. Você vai?


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