No último dia 11 de novembro, a sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na Avenida Paulista, foi palco do 1º AMMA Next, promovido pela Associação Brasileira das Mulheres do Mercado Automotivo (AMMA). Sob o tema “O futuro da diversidade dos negócios”, o evento reuniu cerca de 150 pessoas entre líderes, executivos, especialistas e profissionais do setor automotivo para promover a diversidade como motor de inovação e de resultados.
O AMMA Next se consolidou como um movimento que incentiva transformações culturais dentro do mercado automotivo brasileiro. Mais do que um evento, trata-se de um chamado à mudança, promovendo debates e reflexões sobre temas como inclusão, ESG, tecnologia e empoderamento feminino, pilares estratégicos para a evolução e competitividade do setor.
A cerimônia foi aberta pela presidente da AMMA, Carla Nórcia, que destacou a relevância do evento como “um espaço de escuta e construção, onde mulheres se encontram para falar de tecnologia, inovação e futuro”. Em sua fala, ressaltou que o AMMA Next não é apenas uma causa feminina: “não é só pelas mulheres: é pelo setor automotivo”.
Na apresentação seguinte com o tema “O Futuro do Aftermarket e o Poder da Diversidade na Transformação do Setor”, Marcelo Gabriel, Diretor na LA4B e na Aliança do Aftermarket Automotivo, falou sobre dados e fez uma análise sobre o cenário da diversidade no setor. Gabriel também abordou tendências como inteligência artificial, sustentabilidade e a importância de atrair novos talentos para o mercado.
Já Ana Carolina Albuquerque, Mentora Executiva, com mais de duas décadas de atuação no setor de beleza trouxe uma palestra inspiradora sobre transformação de pensamentos, utilizando o batom vermelho como símbolo de coragem e empoderamento feminino. Durante sua apresentação, ofereceu um batom vermelho para uma participante que pode escolher uma outra mulher para presentear também com um batom., promovendo um ambiente de acolhimento e de fortalecimento.
Encerrando o ciclo de palestras, Cristiana Arcangeli, empresária e investidora conhecida pelo reality show Shark Tank Brasil, encantou o público ao compartilhar sua trajetória, dificuldades, vitórias e valores no empreendedorismo. Em seu discurso, destacou o papel fundamental das mulheres no mercado automotivo, recordando a influência de sua mãe, que trabalhou no setor de autopeças, e incentivou as presentes a continuarem quebrando barreiras para conquistar novos espaços.
Um movimento de conexão e transformação
O AMMA Next também contou com momentos de networking e dinâmicas que reforçaram o protagonismo feminino em toda a cadeia automotiva — de indústrias a oficinas, distribuidores e fornecedores. O evento reafirmou a missão da AMMA em transformar o setor ao promover a integração de vozes diversas e ampliar a representatividade do chão de fábrica às salas de conselho.
“O AMMA Next não apenas promoveu debates relevantes, mas também criou um ambiente onde histórias inspiradoras foram compartilhadas. Cada mulher que esteve presente saiu mais confiante, pronta para transformar a realidade de onde atua. Este foi apenas o começo de uma jornada incrível, onde mulheres entendem a importância do seu protagonismo no setor.”, declara Talita Peres, vice-presidente da AMMA.
O evento foi um marco na história da AMMA e do mercado automotivo brasileiro, representando uma iniciativa sólida em prol de um futuro mais inclusivo e inovador.
O primeiro AMMA Next teve o apoio e patrocínio das empresas Compre Sua Peça, Schaeffler, Mombesani, Sampel, INDISA, MTE-THOMSON e Perfect.
Como participar da AMMA?
A AMMA convida novas associadas a somarem forças nesse movimento. Para se cadastrar e fazer parte das próximas iniciativas, basta acessar www.ammaoficial.com.br e preencher o formulário na aba “Associe-se”.









