Sindipeças posiciona-se sobre importação de CKD e SKD -

Sindipeças posiciona-se sobre importação de CKD e SKD

Entidade e Abipeças defendem a internacionalização do setor por meio de sua inserção nas cadeias globais de valor, mas em condições justas de concorrência, no mercado local, onde as empresas que representam geram mais de 300 mil empregos diretos.
Crédito: Shutterstock

A Abipeças e o Sindipeças, entidades que representam a indústria de autopeças no Brasil, defendem o encerramento do incentivo à importação de veículos elétricos e híbridos semi ou completamente desmontados (SKD e CKD) em 31 de janeiro de 2026, como previsto no próprio regime que instituiu cotas para essa inadequada eliminação tarifária. Eventual e injustificada prorrogação do benefício vai aprofundar os problemas de competitividade para a cadeia das autopeças, em prejuízo dos postos de trabalho e do próprio País, que perderia ainda mais arrecadação.

Em ofício enviado ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, as entidades já alertavam para os riscos de diminuição brutal da força de trabalho e de desestímulo aos investimentos do setor em novas rotas tecnológicas, incentivados pelo próprio governo, em programas como o Mover, por exemplo.

A Abipeças e o Sindipeças defendem a internacionalização do setor por meio de sua inserção nas cadeias globais de valor, mas em condições justas de concorrência, no mercado local, onde as empresas que representam geram mais de 300 mil empregos diretos.

Confira à integra do ofício enviado ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas
Read More

Em maio, venda de veículos cresce 7,7%

No acumulado do ano foram vendidos 891,7 mil veículos, 32,5% a mais que em igual período do ano passado, segundo resultados preliminares obtidos com fontes do mercado.